Você conhece as regras da ABNT? Aprenda para deixar a formatação dos trabalhos IMPECÁVEL

É importante se antecipar ou mesmo entender bem os conceitos para usá-los da melhor forma possível durante o curso

Você sabe utilizar as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)? No ensino médio, tais normas não são comumente usadas, mas nos trabalhos acadêmicos, quando se está na faculdade, elas são obrigatórias.

Por isso, é importante se antecipar ou mesmo entender bem os conceitos para usá-los da melhor forma possível durante o curso. Assim, será garantido um desempenho maior na apresentação dos trabalhos no futuro.

Regras da ABNT: trabalho acadêmico

As regras da ABNT são definidas como um conjunto de normas/diretrizes para o auxílio no desenvolvimento das pesquisas e dos trabalhos acadêmicos. Tais normas são aceitas nos principais envolvidos dentro dos meios acadêmicos e científicos.

Formatação

Regras da ABNT para margens

  • Direita – 2 cm;
  • Esquerda – 3 cm;
  • Superior – 3 cm;
  • Inferior – 2 cm.
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Espaçamento

O texto precisa ser digitado tendo o espaçamento 1,5 entre as linhas no trabalho todo, com exceção para:

  • Natureza dos trabalhos (monografia, conclusão de curso, dissertação, etc.);
  • Ficha catalográfica;
  • Objetivo (obtenção do grau, como doutor, mestre e aprovação na disciplina);
  • Citações diretas acima de 3 linhas;
  • Notas do rodapé;
  • Tabelas e legenda de ilustrações.

Nessas situações, deve-se usar o espaçamento simples.

Fonte

A fonte que deve ser usada em trabalhos acadêmicos é a Times New Roman ou Arial. Então, para que a leitura fique mais fácil, não se deve usar nenhum detalhe estético. Para títulos e texto, o tamanho é 12. A cor precisa ser preta para o texto, contudo, é possível utilizar outras cores em se tratando de ilustrações.

Para uso do tamanho 10, as situações são as seguintes:

  • Citações acima de três linhas;
  • Nota de rodapé;
  • Tabela;
  • Legenda de ilustrações.

É aceitável usar outros recursos disponíveis na tipografia, como itálico, negrito, maiúscula e versalete para diferenciar as diversas seções do trabalho. Utilize o itálico quando estiver presente no texto um vocábulo de outro idioma, exceto as expressões latinas como “apud” e “et al”.

Regras da ABNT: parágrafo

Para passar de um parágrafo para outro, no Word, basta clicar com o botão direito do mouse, pressionando “Parágrafo”. O texto tem que ser digitado em parágrafos, bem como a primeira linha precisa ser deslocada a 1,25 cm ou a 1,5 cm da margem esquerda.

Regras da ABNT: citação

A citação é uma menção extraída de fontes externas, usada para ilustrar, sustentar até esclarecer as argumentações. Dá para inseri-la na nota de rodapé ou no corpo do texto. As citações precisam estar presentes nas Referências, no final do trabalho.

De igual modo, o item presente nessa parte deve ser citado também em outro momento no texto. Assim, respeitam-se os direitos autorais daqueles que produziram a obra consultada, evitando que o texto seja tomado como plágio.

  • Citação direta – A citação direta deve estar entre as aspas duplas quando ocupar, no máximo, três linhas do texto. É preciso colocar a página da obra. “Este exemplo da obra consultada e como deve ser citada” (SOBRENOME, ANO, p.). Se a citação tiver mais que três linhas, tem que ser destacada, usando o recuo de 4 cm da margem à esquerda. O tamanho da letra deve ser menor que o restante do texto (fonte 10). Ademais, o espaçamento é simples e não tem aspas.
  • Citação indireta – O conceito do autor consultado é preservado, entretanto, é descrito com as próprias palavras do redator. Assim, ele tem liberdade total para escrever a ideia consultada. Dessa forma, o crédito precisa ser informado. Após a consulta, eu expondo o que o autor pensa com as minhas palavras. (SOBRENOME, ANO).
  • Citação da citação – Com citação de citação, direta ou mesmo indiretamente, o autor tira proveito de obras a que não teve acesso. Isso quer dizer que ele faz as citações de alguém que já tenha feito a citação. Assim, é preciso indicar o sobrenome dos autores citados, incluindo o termo em latim apud (citado por) e a data. SOBRENOME DO AUTOR NÃO CONSULTADO (DATA apud AUTOR CONSULTADO, ANO).

Elementos pré-textuais

Elementos pré-textuais são colocados em determinada ordem, sendo:

  • Capa (obrigatório);
  • Lombada (obrigatório);
  • Folha rosto (obrigatório);
  • Errata (caso necessário);
  • Folha aprovação (necessária para obter título);
  • Dedicatória (opcional);
  • Agradecimento (opcional);
  • Epígrafe (opcional);
  • Resumo (obrigatório);
  • Resumo na língua estrangeira (obrigatório em TCC, teses, artigos e dissertações);
  • Lista das ilustrações (gráficos, quadros e figuras) (caso tenha);
  • Lista das tabelas (caso tenha);
  • Listas das siglas e abreviaturas (opcional);
  • Listas dos símbolos (opcional);
  • Sumário (obrigatório).

Capa

Na capa é preciso constar:

  • Curso;
  • Identificação da instituição conforme o modelo criado;
  • Curso;
  • Título com subtítulo (caso tenha);
  • Número de volumes (se existir mais do que um, será preciso incluir a especificação do volume em cada capa);
  • Local e o ano da entrega.

Folha de rosto

O pesquisador ou aluno deve informar quais são os elementos essenciais para identificação do trabalho:

  • Nome do autor;
  • Título do trabalho;
  • Subtítulo (se usado);
  • Número de volumes (se existir mais do que um, será preciso incluir a especificação do volume em cada capa);
  • Natureza do trabalho (tese, dissertação, conclusão de curso, monografia, entre outros);
  • Objetivo (aprovação em disciplinas, obtenção de grau: mestre, bacharel, doutor, especialista, etc.);
  • Nome da instituição onde o trabalho será apresentado;
  • Nome do orientador;
  • Local e o ano da entrega.

Regras da ABNT: sumário

É o último elemento pré-textual de cunho obrigatório no trabalho acadêmico. Ele enumera capítulos, seções, bem como outras partes. Deve ser feito indicando a ordem em que todos os itens aparecerem, mostrando a página inicial. No entanto, é preciso observar certos critérios:

  • A seção deve ser indicada conforme a tipologia usada no seu título no texto;
  • Parte pré-textual, como folha da aprovação, folha de rosto, agradecimentos, dedicatória, epígrafe, etc., não têm que estar no sumário;
  • O título das seções deve estar alinhado à esquerda conforme o número mais extenso da subseção, incluindo os elementos pós-textuais;
  • Traços não podem ser usados entre o número do título e da seção, é suficiente apenas o espaço;
  • Não se deve usar na numeração a palavra capítulo;
  • Com obras que tenham mais de um volume, deve-se ter o sumário completo em todos os volumes.
Você conhece as regras da ABNT? Aprenda para deixar a formatação dos trabalhos IMPECÁVEL
É importante se antecipar ou mesmo entender bem os conceitos para usá-los da melhor forma possível durante o curso – Imagem: Canva

Elementos textuais

Eles são:

  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Conclusão.

Todos são obrigatórios.

Regras da ABNT: introdução

É onde se apresenta o assunto trabalhado, sem detalhes. É preciso abordar brevemente elementos como: delimitação de pesquisa; problema da pesquisa abordado; objetivos e justificativa que se deseja alcançar.

Desenvolvimento

Como parte principal do texto tem que conter a exposição do assunto de maneira detalhada e ordenada. O assunto deve ser dividido em seções e em subseções. Os conteúdos precisam contemplar também as fundamentações teóricas ou revisão da literatura efetuada, assim como qual foi a metodologia usada juntamente com a análise dos possíveis resultados obtidos.

Conclusão

Aqui, é preciso sintetizar quais são as discussões realizadas, bem como os resultados obtidos, com a apresentação das deduções lógicas, isso quer dizer, as considerações do trabalho.

Elementos pós-textuais

Estes são:

  • Referência (obrigatória);
  • Glossário (opcional);
  • Apêndice (opcional);
  • Anexo (opcional).

Regras da ABNT: bibliografia

A referência é um elemento descritivo útil para que sejam identificadas e comprovadas as informações que são contidas no texto. É importante ressaltar a referência é obrigatória em todos os trabalhos acadêmicos, já que é nela que se mostrará os materiais consultados (digitalizados e impressos), assim como edições consultadas.

A referência deve ser ordenada alfabeticamente. Se tiver várias obras do mesmo autor, nome e sobrenome devem ser substituídos por traço.

Livros com apenas um autor

Se tiver só um autor, use o modelo:

  • SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra: subtítulo (caso tenha). Edição (caso tenha). Cidade da publicação: Editora, ano da publicação da obra.

Livros com, no máximo, três autores

Caso a obra tenha, no máximo, três autores, é preciso seguir o modelo:

  • SOBRENOME 1, NOME ABREVIADO 1; SOBRENOME 2, NOME ABREVIADO 2; SOBRENOME 3, NOME ABREVIADO 3; Título da obra: subtítulo (caso tenha). Edição (caso tenha). Cidade da publicação: Editora, ano da publicação da obra.

Livros que não tenham autores conhecidos

Se o autor for desconhecido, é preciso publicar o título com caixa alta.

  • TÍTULO DA OBRA: subtítulo (caso tenha). Edição (caso tenha). Cidade da publicação: Editora, ano da publicação da obra.

Página da internet

Caso tenha usado informações da internet, utilize:

  • SOBRENOME – nome – título da página/artigo usado – ano -link – época do acesso.

Nessa situação, pode-se omitir o nome do autor.

  • COMO FORMATAR O TRABALHO ACADÊMICO?. Minha Página. Meu Site Disponível em: <https://minhaspaginas.com.br/2019/09/tcc-e-ou-nao-e-mais-obrigatorio.html>. Acesso em: 30 set. 2019.

Artigo das revistas

O modelo abaixo deve ser seguido em se tratando de revista científica:

  • Título do artigo. Título da revista. Cidade da publicação, Número do volume, Número do Fascículo, Intervalo das páginas consultadas, mês e o ano da publicação.

Tese e dissertação

Se o trabalho for uma tese ou dissertação, este é o modelo:

  • SOBRENOME, Nome abreviado. Título em itálico. Ano de apresentação do trabalho. Número das folhas. Categoria do trabalho – Instituição. Local, ano.

Sabendo as regras da ABNT para os trabalhos acadêmicos, basta colocar as dicas acima em prática. Então, formate os trabalhos e pegue a prática. Mas, não se esqueça de salvar para usar quando necessário.

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