Ganhe RENDA EXTRA com venda de NOTAS RARAS; saiba como
Veja os detalhes sobre a determinação do valor das cédulas
Determinar o preço de notas raras não é tão fácil quanto parece. Além do mais, a raridade da cédula tende a ser subjetiva, variando conforme o mercado dos colecionadores.
Assim sendo, para que o valor das notas raras seja determinado é preciso que elas sejam especiais por um motivo. Então, se você é principiante, a sugestão é consultar especialistas na numismática, usando catálogos especializados, bem como considerar todas as condições que os colecionadores determinam.
Notas raras brasileiras
Primeiramente, no Brasil, temos certas notas raras e bastante valiosas, colecionadas pelos entusiastas da numismática. Assim, algumas delas são:
- 1 Real de 1994 – A cédula, ou “Real Raro,” definitivamente é muito cobiçada por colecionadores, principalmente se for integrante do primeiro lote da impressão;
- 1 Real do ano de 2000 – Exemplares da nota rara apresentam erro na impressão. A palavra “Real” tem grafia diferente. Tais cédulas com o erro são muito valorizadas;
- 000 Cruzeiros do ano de 1993 – A nota rara se tornou cobiçada depois da troca para o Real sendo a moeda oficial em 1994 no Brasil. O exemplar em ótimo estado de conservação é valioso para os colecionadores;
- 50 Cruzeiros do ano de 1981 – A cédula comemorativa dos 50 Cruzeiros teve a fabricação para comemorar 100 anos da fundação da Casa da Moeda do Brasil. A cédula é valorizada e rara;
- 500 e 1.000 Cruzados Novos – Depois da inflação nos anos 80, o Brasil fabricou cédulas de valor 500 e também de 1.000 Cruzados Novos. Elas se tornaram preciosas pela rápida mudança na moeda.
A raridade de algumas notas é definida como?
A raridade de uma cédula é determinada por diversos fatores, que variam de local para local. Nesse sentido, abaixo vemos alguns dos principais requisitos que contribuem para uma cédula valer muito:
Quantidade de unidades em circulação
A quantidade de impressões em circulação integra a raridade. Se a nota teve quantidade limitada produzida, certamente será mais rara. Em contrapartida, cédulas amplamente usadas não tem tanto valor.
Data da emissão
Notas que são mais antigas tendem a ter a classificação de “raras”, principalmente se tiver mudanças significativas nas moedas. Por exemplo, as notas de Cruzeiros Novos ou Cruzeiros são raras pela transição em 1994 para o Real.
Erros na impressão das notas raras
Nota com erro na impressão, como gráfico desalinhado, cor errada ou demais defeitos, são consideradas valiosas e raras para os colecionadores.
Conservação
A conservação desempenha um importante papel no valor e raridade. Cédulas em excelente conservação, que não tem manchas, danos ou desgastes significativos, têm mais valor.
Edições e séries especiais
As notas emitidas pelas séries comemorativas, colecionáveis ou edições especiais são algumas das mais raras. Isso porque muitas vezes têm impressões limitadas.
Demanda das notas raras
A demanda por uma cédula específica pode influenciar também na raridade. Se vários colecionadores querem uma determinada nota, ela se torna preciosa.
Substituições
Mudança na lei monetária – desmonetização ou troca – tornam as notas raras.
Significado
Notas raras devem ter significado cultural e importância histórica. Por exemplo, emissões feitas em momentos cruciais do país podem ser valorizadas além da conta.
Protótipos
Nota de protótipo ou teste que não se destinam à circulação são comumente muito raras.
Onde fazer a venda das notas raras?
Para fazer a venda das notas raras, existem várias opções. Aqui citaremos algumas alternativas:
- Loja Numismática – Nelas há condições de compra e venda de notas raras e moedas. Pesquise alguma na sua região ou contate online;
- Casa de Leilão especializada – Tem algumas casas de leilão especializadas nas notas e moedas antigas. Então, entre em contato, já que são confiáveis e com ótimos preços, afinal, os lances são competitivos;
- Feira de colecionadores – As feiras, como a Filatelia, podem proporcionar bons negócios, já que lá você encontra compradores interessados e ávidos de todas as partes do país;
- Grupo de colecionadores pela internet – Você consegue encontrar grupos, fóruns e coisas do gênero na internet. Assim, você anuncia as notas raras, seguindo as práticas de segurança para negociar;
- Redes sociais e apps – Plataformas como Facebook, OLX e outros, também são usados para venda. Aliás, um canal do YouTube, Notícias Concursos, está comprando moedas sob determinadas condições. Para saber todos os detalhes, assista ao vídeo abaixo e se surpreenda.