Resultado do Enem 2023 será liberado amanhã (16)
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 poderão conferir a partir de amanhã, dia 16 de janeiro, o resultado obtido nas provas. De acordo com o Inep, órgão responsável pelo exame, o resultado do Enem 2023 será publicado nesta terça-feira (16), exclusivamente por meio da Página do Participante.
Desse modo, para consultar o resultado do Enem 2023 o estudante deverá acessar o site do Enem e fazer login na Página do Participante com as credenciais da plataforma gov.br. O participante de tiver esquecido a suasenha poderá recuperar as suas credenciais acessando a página acesso.gov.br, onde será necessário clicar em “Esqueci minha senha”, após informar o número de CPF.
Os estudantes poderão conferir o boletim de desempenho individual, com as médias obtidas nas quatro provas objetivas e também da prova de redação.
No entanto, amanhã (16), o Inep não vai liberar as notas dos candidatos que fizeram o exame como treineiros, ou seja, dos estudantes que não tem o Ensino Médio completo e que fizeram o exame apenas para fins de autoavaliação. Para esses participantes, o Inep deve divulgar o resultado apenas em março deste ano.
Apesar de liberar as notas das provas, o órgão organizador não vai liberar o espelho da prova de redação. O espelho, que apresenta os aspectos destacados pelos profissionais durante a correção, será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados, como determinado no edital.
Como usar a nota do Enem 2023?
Quando foi criado, o Enem tinha como único objetivo avaliar em nível nacional a qualidade do ensino médio. Com o passar dos anos, o exame se tornou uma das principais formas de ingresso no ensino superior. Desse modo, os participantes que obtiverem um bom desempenho nas provas poderão usar os resultados para acessar o ensino superior.
Grandes programas promovidos pelo governo federal possibilitam esse acesso usando as notas do Enem como único critério de seleção. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) são exemplos disso. Portanto, com as notas obtidas no Enem 2023 os participantes poderão pleitar uma vaga em universidades pública, uma bolsa de estudo ou mesmo um financiamento estudantil em uma instituição da rede privada.
Também é possível usar as notas do Enem 2023 nos processos seletivos promovidos por diversas instituições de forma direta. A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de Brasília (UnB) são algumas das principais universidades que fazem seleção de alunos com as notas do Enem.
Como foi o Enem 2023?
O Inep aplicou as provas do Enem 2023 em dois domingos consecutivos, dias 5 e 12 de novembro de 2023. A aplicação aconteceu em todo o país, com locais de prova nos 26 estados brasileiros e também no Distrito Federal. Cerca de 3,9 milhões de estudantes participaram do exame.
No primeiro domingo de prova, dia 5 de novembro, o Inep aplicou as provas de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da prova de redação. Desse modo, foram 90 questões objetivas e uma prova discusiva. A redação exigiu a produção de um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas. O tema da redação do Enem 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
No segundo domingo de prova, dia 12 de novembro, o Inep aplicou as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, sendo 45 questões em cada caderno.
Para mais detalhes, acesse o edital do Enem 2023.
Leia também Bolsas do Ensino Médio: governo iniciará pagamentos a partir de março; saiba mais sobre o programa.
Cebraspe não pagou os colaboradores do Enem 2023. Banca não confiável, caloteira.