Resumo de português: entenda quando você deve usar ponto e vírgula
Veja as principais regras
Dominar o uso correto da pontuação é essencial para alcançar um alto desempenho nas principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM 2024.
Tenha em mente que você deverá ser capaz de usar a pontuação da melhor forma possível para escrever uma redação de qualidade ou para elaborar uma boa resposta para questões de provas variadas.
Os brasileiros possuem dúvidas em relação ao uso do ponto e vírgula. Dessa forma, separamos um resumo completo com tudo que você precisa saber sobre os usos do ponto e vírgula. Confira!
Quando devo usar ponto e vírgula?
Em termos de pausa, o ponto e vírgula (;) é um sinal de pontuação intermediário, situado entre o ponto final e a vírgula. Nós podemos usar o ponto e vírgula para separar ideias dentro de uma frase, principalmente quando existe uma relação de continuidade ou comparação entre as duas partes da frase.
De forma geral, podemos dizer que o ponto e vírgula deve ser usado para separar orações que são independentes, mas que possuem algum tipo de relação semântica, uma vez que ele indica uma breve pausa, mas, ao mesmo tempo, permite que ideias conectadas coexistam numa mesma frase, sem o mesmo efeito da interrupção de um ponto final.
Dessa maneira, podemos dizer que é oportuno usar o ponto e vírgula quando não há necessidade de indicar o fim de uma ideia, pois essa seria a função do ponto final.
O ponto e vírgula também é diferente da vírgula, uma vez que ela deve ser usada para separar elementos de uma frase ou orações subordinadas, mas não possui a mesma função de indicar uma pausa intermediária na frase. Assim, lembre-se de que o ponto e vírgula indica uma pausa maior do que a vírgula.
Ponto e vírgula: principais usos
A seguir, veja alguns dos principais usos do ponto e vírgula e tire todas as suas dúvidas
1) Orações coordenadas
Podemos usar o ponto e vírgula para indicar uma pausa entre duas orações coordenadas que possuem um sujeito ou uma ideia em comum, mas que são independentes do ponto de vista gramatical. Veja dois exemplos:
- O professor de matemática explicou geometria com clareza; os alunos, no entanto, não entenderam o assunto.
Nesse caso, o ponto e vírgula está sendo usado para separar duas orações independentes, mas que estão ligadas pela conjunção “no entanto”.
- Carlos gostava de viajar para ambientes rurais e calmos; Maria preferia a agitação das grandes metrópoles.
Nesse exemplo, podemos perceber que o ponto e vírgula é usado para separar duas orações que estão conectadas por um tema comum.
2) Itens de uma lista
Também podemos usar o ponto e vírgula em listas que já contêm vírgulas internas. Veja um exemplo:
- Os ingredientes da receita são: tomates maduros, cortados em cubos; cebolas picadas finamente; alho triturado; e folhas frescas de manjericão.
Nesse exemplo, o ponto e vírgula separa as explicações de cada cor, evitando confusão.
3) Orações que expressam causa e consequência
O ponto e vírgula também pode ser usado para indicar um pausa intermediária entre duas orações que possuem uma relação de causa e consequência. Confira um exemplo:
- Matheus estudou o ano todo; por isso, foi aprovado no vestibular.
Nesse exemplo, a oração “tirou uma excelente nota na prova” é uma consequência da ação de estudar a noite toda. Aqui, a função do ponto e vírgula é indicar a relação de causa e efeito entre as duas orações.
4) Conjunções adversativas ou conclusivas
O ponto e vírgula também pode ser usado antes de conjunções adversativas ou conclusivas, uma vez que elas introduzem orações mais complexas e que precisam de uma pausa maior do que aquela da vírgula. Veja dois exemplos:
- O time jogou muito bem; todavia, não conseguiu vencer a partida.
- Carlos estudou durante semanas para a prova; portanto, estava preparado para enfrentar o desafio.
Nesses exemplos, vemos que o ponto e vírgula está sendo usado para indicar uma pausa antes da conjunção.