Resumo de português: o que são verbos de ligação?
Entenda de uma vez o que são os verbos de ligação
Os verbos de ligação fazem parte de um grupo de verbos responsável por atribuir algum tipo de característica ou qualidade ao sujeito.
É fundamental que você conheça os principais tipos e as funções que os verbos de ligação podem desempenhar em uma frase, pois questões sobre o tema podem aparecer nas principais provas nacionais, como nos concursos, nos vestibulares e no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Assim, para que você consiga turbinar os seus estudos, separamos um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre os verbos de ligação. Confira!
O que são verbos de ligação?
Também conhecidos como verbos copulativos, os verbos de ligação são responsáveis por conectar o sujeito de uma determinada frase ao seu predicativo.
Ao contrário dos verbos de ação, os verbos de ligação não expressam uma ação propriamente dita, mas são responsáveis por estabelecer uma relação entre o sujeito e a característica que lhe é atribuída em uma frase.
Existem diversos verbos de ligação na língua portuguesa. A seguir, conheça os principais deles e os seus usos mais frequentes.
Verbos de ligação: ser
O verbo “ser” é um dos principais verbos de ligação e desempenha um papel crucial ao estabelecer identidade, qualidade ou condição permanente do sujeito.
Em uma frase, o verbo “ser” costuma aparecer como verbo de ligação quando ele está unindo o sujeito a uma característica. Veja alguns exemplos que incluem esse verbo a seguir:
- Carla é professora.
- O céu é azul.
Nos exemplos apresentados, o verbo “ser” conecta o sujeito a uma definição (“professora”) ou a uma característica (“azul”).
Verbos de ligação: estar
Ao contrário do verbo “ser”, o verbo “estar” indica estados temporários. Dessa forma, podemos dizer que “estar” é o verbo de ligação que descreve situações ou estados que podem mudar ao longo do tempo.
Veja alguns exemplos a seguir:
- Meu amigo está feliz.
- A água está fria.
Nos exemplos mencionamos, o verbo “estar” conecta o sujeito a uma condição temporária.
Verbos de ligação: parecer
O verbo “parecer” deve ser usado para descrever um julgamento subjetivo sobre o estado ou característica do sujeito. Podemos dizer que esse verbo expressa algo que parece ser verdade para o observador, mas que pode não ser uma realidade fixa.
Veja alguns exemplos:
- José parece cansado.
- Você parece confuso.
Nos exemplos, “parecer” liga o sujeito a uma característica percebida pelo falante. O cansaço de “José” ou a confusão de “você” são percepções.
Verbos de ligação: permanecer
O verbo “permanecer” pode indicar continuidade de um estado ou condição ao longo do tempo.
Ficou com alguma dúvida? Veja os exemplos a seguir:
- Maria Lúcia permaneceu calma durante a prova de matemática.
- O rio da cidade permaneceu seco por uma semana.
Nos exemplos que apresentamos, “permanecer” liga o sujeito a um estado ou condição que não muda durante o período mencionado.
Verbos de ligação: continuar
O verbo “continuar” é semelhante a “permanecer”, mas é usado com mais ênfase no prolongamento de uma condição. Dessa forma, ele pode sugerir que algo que já estava em andamento continua a acontecer, ou seja, que o sujeito está em um estado que é uma extensão de uma condição anterior.
Veja alguns exemplos:
- A reunião dos professores continuou tensa.
- Fernanda continua dedicada aos estudos.
Nos exemplos que apresentamos, o verbo “continuar” conecta o sujeito da frase a um estado que persiste.
Verbos de ligação: ficar
O verbo “ficar” é muito usado para indicar uma mudança de estado ou condição. Ao contrário de “ser” ou “estar”, “ficar” sugere que o sujeito adquiriu uma nova característica.
Veja alguns exemplos:
- Meu amigo ficou triste com a nota da prova.
- Maria ficou ansiosa antes da prova.
Nos exemplos, o verbo de ligação “ficar” sugere que o sujeito assumiu uma nova condição que não existia antes.
Verbos de ligação: tornar-se
O verbo “tornar-se” pode descrever o processo de mudança em direção a um novo estado. Veja alguns exemplos:
- O problema financeiro tornou-se um desafio ainda maior.
- Carlos tornou-se mais confiante com o passar do tempo.
Nos exemplos, “tornar-se” conecta o sujeito a um novo estado ou condição, sugerindo uma transformação.