Resumo de português: saiba quando você deve usar a vírgula
Conheça os usos da vírgula
Dominar o uso correto da pontuação é essencial para alcançar um alto desempenho nas principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM 2024.
Saiba que você precisará usar os diferentes tipos de pontuação da melhor forma possível para escrever uma redação de qualidade ou para elaborar uma boa resposta para questões de provas variadas.
Porém, alguns brasileiros possuem dúvidas em relação ao uso da vírgula. Mas, fique tranquilo: separamos um resumo completo com tudo que você precisa saber sobre os usos desse sinal de pontuação. Confira!
Quando devo usar as vírgulas?
As vírgulas (,) são sinais de pontuação que podem ser usados em uma grande variedade de ocasiões. Elas podem indicar uma pausa breve ou separar elementos em uma frase, por exemplo.
Além disso, as vírgulas podem colaborar com a organização e na fluidez de um determinado texto, facilitando a compreensão. A seguir, conheça os principais usos da vírgula:
1) Separar itens
Em primeiro lugar, devemos dizer que uma das funções mais comuns da vírgula é separar itens em uma lista. Dessa maneira, sempre que você quiser listar três itens ou mais, deverá usar a vírgula para separar cada um deles. Confira um exemplo:
- Eu preciso comprar maçãs, laranjas, uvas e morangos para fazer uma salada de frutas.
Nesse exemplo, podemos perceber que a vírgula está sendo usada para separar os itens de uma lista.
2) Separar uma oposição
A vírgula também pode ser usada para separar orações ou termos opostos, enfatizando o contraste entre duas ou mais ideias. Veja um exemplo:
- Marta adora bolo, mas disse que vai evitar doces para manter a dieta.
No exemplo que apresentamos, a vírgula está sendo usada para separar a oração “Marta adora chocolate” da oração “mas prefere evitar doces”, uma vez que elas são opostas.
3) Para separar um vocativo
O vocativo é um termo usado quando queremos chamar uma pessoa ou alguma coisa. Nesse caso, a vírgula pode ser usada para isolar o vocativo do restante da frase. Entenda:
- Tiago, você vai fazer a tarefa de matemática?
Nesse caso, “Tiago” é um vocativo e a vírgula está sendo usada para separá-lo do restante da frase.
4) Separar orações coordenadas
As orações coordenadas podem ser separadas por vírgulas, principalmente quando ocorre oposição entre as duas. Veja um exemplo:
- Fernanda estava cansada, mas decidiu que precisava terminar de trabalhar.
Nesse caso, vemos que a vírgula está sendo usada para separar as orações “Fernanda estava cansada” e “mas decidiu que precisava terminar de trabalhar”, que estão conectadas pela conjunção “mas”.
Vale a pena destacar que a vírgula também pode ser usada antes de conjunções coordenativas. Alguns exemplos são: “mas”, “porém”, “ou”, etc.
Ficou com alguma dúvida? Confira um exemplo:
- Meu irmão não gosta de filmes de terror, mas adora séries.
5) Orações subordinadas
A vírgula pode ser usada para separar uma oração subordinada da oração principal. Veja um exemplo:
- Quando o filme terminou, todos saíram da sala.
Nesse caso, podemos perceber que a vírgula está separando a oração subordinada “Quando o filme terminou” da oração principal “todos saíram da sala”.
6) Antes de conjunções em alguns contextos
As vírgulas devem ser usadas antes das conjunções “e”, “ou” para separar os itens finais em listas complexas ou que já contêm outras vírgulas. Nesse caso, a vírgula antes das conjunções é necessária para evitar ambiguidades.
Veja um exemplo:
- Carlos, vá comprar pão, leite, queijo, que deve ser branco, e frutas variadas.
7) Omitir termos
A vírgula também pode ser usada quando queremos omitir um termo em uma frase. O sujeito e o verbo, por exemplo, podem ser omitidos em algumas situações e, quando isso ocorre, é preciso usar a vírgula. Veja um exemplo:
- João comprou um carro novo, Giovanna, uma moto nova, e Pedro, um carro também.