Revalida 2024/1: Inep divulga nota de corte da 1ª etapa

A nota de corte da 1ª etapa referente à primeira edição do  Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/1 já está disponível. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou a nota por meio de publicação no Diário Ofiial da União (DOU).

De acordo com o Edital n.º 9/2024, para serem aprovados na 1ª etapa os participantes precisam obter, no mínimo, 91,96 pontos de 150. O resultado será equivalente à soma dos pontos nas provas objetiva e discursiva, sem a possibilidade de arredondamentos.

Segundo informado pelo Inep, autarquia do Ministério daEducação (MEC) responsável por realizar o Revalida, a nota de corte do exame é estabelecida “por meio do método Angoff modificado, que consiste no julgamento do nível de dificuldade dos itens que compõem a prova por um grupo de especialistas – nesse caso, professores de cursos de medicina brasileiros e psicometristas integrantes da Comissão de Avaliação de Itens (CAI)”.

 

Revalida 2024/1
O Revalida é um exame obrigatório para pessoas que cursaram Medicina fora do Brasil e querem atuar no país. Imagem: gov.br/ Divulgação

 

O que é o Revalida?

Criado e aplicado pela primeira vez em 2011, o Revalida é um exame promovido pelo MEC para avaliar a competência de médicos que se formaram no exterior para exercer a medicina no Brasil. Nesse sentido, o exame é obrigatório para brasileiros e estrangeiros que obtiveram o diploma de medicina no exterior e que desejam atuar como médicos no Brasil. 

Você pode Gostar Também:

O que é o PIB?

O exame conta com duas etapas: a primeira é uma prova teórica, que avalia os conhecimentos do candidato em relação à medicina, e a segunda é uma prova prática, que avalia suas habilidades técnicas. Ambas as etapas são eliminatórias e abordam as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

Para obter aprovação no Revalida e, assim, poder atuar como médico no país, o participante deve obter aprovação nas duas etapas, alcançando pelo menos a nota de corte estabelecida para cada etapa. Além disso, é necessário apresentar toda a documentação solicitada para a revalidação, incluindo o diploma emitido pela instituição de ensino superior estrangeira.

Revalida 2024/1: Primeira etapa

O Inep já publicou o edital referente à prova da 1ª etapa do Revalida 2024/1. Além de apresentar a nota de corte, o documento reúne todas as regras e procedimentos para participação no exame. Confira aqui o edital da 1ª  etapa na íntegra

Conforme indica o documento, a aplicação da prova da 1ª etapa do exame, que consiste na parte teórica, está marcada para o dia 17 de março. Essa etapa é formada por provas objetiva e discursiva, com aplicação em dois turnos. No períododa manhã será aplicada a prova objetiva e os médicos terão até cinco horas para responder 100 questões de múltipla escolha. Já no período da tarde, serão aplicadas cinco questões discursivas, com tempo de prova máximo de quatro horas.

Como acontece tradicionalmente, o Inep aplicará o exame em dez capitais brasileiras: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). A escolha da cidade é feita no momento da inscrição.

Resultado da 1ª etapa do Revalida 2024/1

De acordo com o cronograma do edital, a divulgação do resultado da 1ª etapa está prevista para o dia 20 de março. Os interessados poderão interpor recursos entre os dias 21 e 26 seguintes. A divulgação do resultado e do padrão de respostas definitivos está marcada para o dia 23 de maio. Somente os aprovados na 1ª etapa poderão se inscrever na 2ª etapa do Revalida 2024/1.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep.

Leia também FIES: Estudantes podem renegociar dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil até o dia 31 de maio; saiba mais.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.