Você sabe de quem é o rosto das ESTAMPAS DAS NOTAS DE REAL?
Conheça mais sobre a efígie da República
Você tem o conhecimento da origem da Efígie da República, aquela representação feminina que está presente nas notas de Real e nas moedas? Diariamente, lidamos com o dinheiro sem nem perceber essa figura feminina representada nele.
Conhecida como a Efígie da República, mesmo com variadas mudanças nas notas de Real ao longo dos anos, a representação continua sendo proeminente no dinheiro brasileiro. Então, que tal conhecer um pouco mais sobre ela?
Um pouco mais sobre a Efígie da República estampada nas notas de Real
No mês de julho do ano de 1994, enquanto o Plano Real era implementado no Brasil, durante o governo de Itamar Franco, bem como na gestão de Fernando Henrique Cardoso, foram introduzidas novas notas. O objetivo era movimentar o capital brasileiro.
Mas, a Efígie da República continuou como presença marcante nas cédulas. Comumente vista na parte da frente, a figura feminina tem semelhança com a escultura monocromática que exibe um rosto impassível e uma coroa de folhas sobre os cabelos ondulados.
Sua primeira aparição nas notas de Real ocorreu na moeda de 200 cruzados novos, que foi lançada durante o Plano Verão, em 1989, na época de José Sarney. Após, com a vinda do Cruzeiro, a única modificação que aconteceu foi um carimbo que indicava o reajuste, com a Efígie da República sem alterações.
O que é uma Efígie da República
A representação feminina nas notas de Real e nas moedas é conhecida como Efígie da República. No entanto, o termo não se refere à representação especificamente, mas, sim, a qualquer figura que tenha características humanas nas cédulas.
Podemos dizer que isso inclui presidentes americanos em cédulas de dólar, bem como de monarcas em libras esterlinas. É importante dizer que efígies não se restringem à representação de pessoas reais, podendo ser um símbolo com traços simbolizando a beleza nacional.
A Efígie da República é uma representação alegórica de muitos traços transicionais na política brasileira. A figura feminina, então, foi a escolha certeira para representar as moedas em 1889, depois que houve a proclamação da República.
Origem
A figura presente nas notas de Real e nas moedas é conhecida com o nome de Marianne. Ela representa a Liberdade da República Francesa. A crença é de que esse nome é uma combinação de Marie e Anne, comuns entre as francesas.
A inspiração veio da obra de Ferdinand Victor Eugène Delacroix, pintor famoso nos anos de 1830, intitulada “A Liberdade Guiando o Povo”. Então, Marianne personifica o valor republicano e os cidadãos da França, simbolizando a nação, razão, pátria, bem como as virtudes da república.
O Brasil adotou “Marianne” posteriormente, a estampando em vários objetos, por exemplo, bandeiras, cédulas e em praças públicas. Alguns historiadores comentam que tal escolha como símbolo da República foi uma forma de marcar uma ruptura com o regime autocrático antigo. Este era liderado por homens exclusivamente, causando sofrimento para a população. Marianne foi chamada algumas vezes de “Senhora da Liberdade”, recebendo também o nome de “Senhora da Maçonaria”.
Como a Efígie da República seria na vida real?
A representação nas notas de Real e nas moedas passou por algumas versões diferentes com o decorrer dos anos. Sempre se buscou a adequação ao padrão do design da época. Assim, uma curiosidade intrigante é que, ao longo do período do cruzeiro, o rosto da efígie teve inspiração em Tônia Carrero, atriz brasileira. Benedicto Ribeiro foi o designer responsável pelas moedas que começaram a circular na década de 70.
Recentemente, Robson Lami, artista, usou a técnica da “humanização dos desenhos” para recriar uma imagem de como seria agora o rosto da Efígie da República sendo uma pessoa. A técnica envolve manipular imagens digitais e transformá-las em desenhos das representações humanas.
Venda suas notas no YouTube
O canal do YouTube, Notícias Concursos, publicou um vídeo explicando como negocia a aquisição de notas com determinadas características. Para saber mais, veja abaixo os detalhes e, se tiver uma preciosidade em casa, não perca tempo.