Saiba Como Aproveitar a Dieta Mediterrânea (Só Com Produtos Brasileiros)
A dieta do mediterrâneo é muito conhecida por trazer longevidade e uma boa vida a quem faz.
Ela não é exatamente uma dieta para emagrecer, mas quem faz não se arrepende de seguir conceitos que ajudam a manter a forma física e mental, além de proporcionar uma vida mais longa. No entanto, não se encontra todos os produtos aqui no Brasil por isso que tal adaptar a dieta do mediterrâneo para a nossa realidade.
Conhecendo a dieta do mediterrâneo melhor
A dieta mediterrânea é um método alimentar que inclui pratos deliciosos, com ingredientes que são naturais da culinária mediterrânea (da Itália, Grécia, Espanha, Turquia e outros países).
Ela tem por objetivo proporcionar as pessoas a perda de peso, uma vida longa, além de combate o câncer, a doenças cardiovasculares, a pressão arterial, o colesterol e outras doenças.
A dieta mediterrânea é bem simples e você pode substituir os ingredientes da dieta mediterrânea por ingredientes brasileiros que são mais baratos, podendo ainda usar produtos de cada região do Brasil. Com a dieta adaptada pode-se perder peso, além de reduzir a glicemia, o triglicerídeos, a pressão arterial e também o índice de massa corporal.
Adaptando a dieta do mediterrâneo
A dieta é baseada no consumo de peixes, de frutas, de cereais, de legumes, vinho (consumo moderado), azeite.
Como alguns desses alimentos são importados e a maioria das vezes muito caro para o povo brasileiro, você pode adaptar criando desta forma uma dieta para os nossos hábitos alimentares, principalmente para a população mais pobre e para pessoas que fazem tratamento hospitalar, aquelas que necessitam de uma dieta especial.
Pode-se adaptar as receitas para a realidade dos brasileiros: uma dica é trocar o azeite de oliva extra virgem por óleo de soja, o peixe salmão ou atum por sardinha ou pela pescada.
O leite integral por leite desnatado, enquanto as nozes por castanhas (do Pará, de caju).
O queijo amarelo por queijo branco e ainda temos uma grande variedade de legumes, de verduras, de frutas, e também de peixes, assim podemos selecionar alimentos para adaptar a dieta em todo território brasileiro.
Montando o prato ideal da dieta mediterrânea
Segundo estudos podemos adaptar o cardápio favorecendo todos os tipos de alimentos e podemos dividir em três cores de acordo com as cores da bandeira do Brasil: para frutas, legumes, verduras e os desnatados usa-se a cor verde. Para carnes, peixes e as aves usa-se a cor azul. Para as massas, batata, arroz, e os pães usa-se o amarelo.
Desta maneira quando você montar seu prato pense na bandeira e respeite a simetria (porção) das cores da bandeira.
O alimento verde pode ser consumido em maior quantidade, pode-se consumir os alimentos amarelos de forma moderada; e em menor quantidade os alimentos na cor azul.
Viu como é simples fazer essa adaptação? Especialista já fizeram estudos e comprovaram que essas modificações fazem efeito direto na vida das pessoas. Além de modificar os costumes alimentícios dos brasileiros.
Experimente você também!