Saiba o que fazer quando o Bolsa Família não entra no CaixaTem

A cada mês, novas famílias podem ter seus pagamentos bloqueados ou o Bolsa Família cancelado caso não atendam mais aos critérios estabelecidos pelo programa.

Com o início do calendário de pagamentos do Bolsa Família em novembro, surge uma dúvida comum entre alguns grupos de beneficiários: por que o Bolsa Família não foi depositado no Caixa Tem?

A nova parcela, que será distribuída até o dia 30/11, beneficiará 21,18 milhões de famílias, com um valor médio de R$ 677,88 por família.

No mês de novembro, os depósitos do Bolsa Família apresentaram mudanças significativas, incluindo a redução pela metade do valor do benefício para 2,54 milhões de famílias e uma nova rodada de revisão de cadastros que resultou no cancelamento do Bolsa Família para 571 mil pessoas.

Mesmo com o início dos pagamentos, algumas famílias notaram que a parcela referente a outubro estava bloqueada ao consultar pelo Caixa Tem. Saiba quais são os motivos pelos quais o Bolsa Família pode não ter sido creditado na conta e como resolver essa situação.

Cronograma de Pagamentos do Bolsa Família

Primeiramente, é essencial destacar que os depósitos do Bolsa Família continuam sendo liberados nos últimos 10 dias úteis de cada mês, de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).

Portanto, é crucial que o beneficiário consulte o calendário de pagamento para determinar se chegou o momento de receber, conforme o número específico de seu benefício.

Para realizar essa verificação, é suficiente consultar as datas completas do calendário do Bolsa Família referentes ao mês de outubro, as quais já foram divulgadas pelo governo. Confira o calendário:

Final do NIS Data de depósito
NIS 1 17 de novembro
NIS 2 20 de novembro (antecipa para o dia 18)
NIS 3 21 de novembro
NIS 4 22 de novembro
NIS 5 23 de novembro
NIS 6 24 de novembro
NIS 7 27 de novembro (antecipa para o dia 25)
NIS 8 28 de novembro
NIS 9 29 de novembro
NIS 0 30 de novembro

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O Bolsa Família não foi creditado no Caixa Tem, e agora, o que fazer?

Após verificar a data correta de pagamento, o próximo passo para compreender por que o Bolsa Família não foi depositado na conta é verificar se você foi aprovado ou bloqueado na nova folha de pagamento.

Se você é beneficiário do programa, é provável que já esteja ciente do processo de verificação cadastral iniciado pelo governo em março.

O objetivo desse procedimento é revisar mais de 8 milhões de cadastros do Cadastro Único (CadÚnico), incluindo famílias unipessoais, pessoas com informações de renda incorretas ou com cadastros desatualizados.

Conforme informado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), esse processo de averiguação está programado para se estender até dezembro.

A cada mês, novas famílias podem ter seus pagamentos bloqueados ou o Bolsa Família cancelado caso não atendam mais aos critérios estabelecidos pelo programa.

Desconto no Bolsa Família em novembro

Conforme estabelecido por lei, os benefícios do Bolsa Família são suspensos para as famílias que recebem o Seguro Defeso. Contudo, algumas pessoas receberam essas parcelas de forma acumulada, resultando em um desconto de 30% no valor do benefício, após uma análise cruzada dos dados pelos Ministérios.

O Seguro Defeso, cujo valor é equivalente a um salário mínimo mensal (R$ 1.320), é concedido durante o período de defeso, podendo variar de 2 a 5 meses de duração.

A implementação desse desconto de 30% teve início em setembro e pode se estender até dezembro de 2023, dependendo do período em que a pessoa recebeu o Seguro Defeso.

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Como verificar se meu Bolsa Família está bloqueado?

Determinar a situação do seu Bolsa Família, seja ele aprovado, bloqueado ou cancelado, é uma tarefa fácil e pode ser realizada por meio de consultas simples utilizando os canais oficiais da Caixa ou do governo federal. A verificação através do CPF pode ser conduzida nos seguintes meios:

  1. Aplicativo Caixa Tem;
  2. Aplicativo do Bolsa Família;
  3. Aplicativo do Cadastro Único;
  4. Portal Cidadão da Caixa.
  5. Telefone 121 do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)
  6. Central da Caixa pelo número 111

Entretanto, se o aplicativo indica que o benefício está disponível para saque e a família não identificou o depósito na data estipulada, é fundamental averiguar se o valor não foi creditado em outras contas.

Benefícios do Bolsa Família em novembro:

  1. Benefício de Renda de Cidadania (BRC): R$ 142 por pessoa;
  2. Benefício Complementar (BCO): Concedido às famílias cuja soma dos benefícios não atinja R$ 600 por família, garantindo a diferença para alcançar o repasse mínimo;
  3. Benefício Primeira Infância (BPI): Concedido a cada criança com idade entre zero e sete anos incompletos na família, no valor de R$ 150;
  4. Benefício Variável Familiar (BVF): Transfere R$ 50 a cada membro da família que tenha até sete meses incompletos (nutriz), pessoas com idade entre sete e dezoito anos incompletos, além de gestantes;
  5. Benefício Extraordinário de Transição (BET): Para casos específicos, assegura que ninguém receba menos do que recebia no programa anterior e será pago até maio de 2025.

Quanto ao valor mínimo, conforme a legislação que institui o programa, cada família aprovada no Bolsa Família receberá o montante mínimo de R$ 600 mensais, podendo variar para famílias com maior número de integrantes.

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A que horas o Bolsa Família é creditado no Caixa Tem?

Atualmente, a maioria dos beneficiários recebe o Bolsa Família por meio da conta poupança digital no Caixa Tem. De acordo com informações do banco, o valor é depositado na conta nas primeiras horas do dia, e até as 9h da manhã, o benefício já deve estar disponível para saque no Caixa Tem.

No entanto, se o beneficiário não visualizar o pagamento da parcela em nenhuma das contas até o final do dia, é recomendável procurar atendimento em uma agência da Caixa ou em um posto de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) em sua cidade.

Dúvidas também podem ser esclarecidas através do telefone 121 do Ministério da Cidadania.

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