Sintomas Associados a Gripes e Resfriados
Sintomas Associados a Gripes e Resfriados
Quando se trata de gripes e resfriados cada um já tem sua própria cura, seu próprio diagnóstico e até mesmo, sua própria simpatia para acabar com qualquer sintoma e desconforto que esse vírus venha a causar.
Os transtornos acometidos aos nossos corpos são diversos e inúmeros, as vezes mais severos em alguns e as vezes menos agressivos em outros. A gripe e o resfriado têm sintomas que pode se confundir, porém são distintos entre si e, analisando cientificamente, não deveriam ser confundidos até mesmo por causa da forças dos sintomas de um para o outro.
Um Vírus da Terra das Pizzas!
Quando se fala em gripe, pode ter certeza que você ficará de cama por um tempo se reestabelecendo, repousando e sentindo cada sintoma que a acompanha. A gripe é mais forte que o resfriado, porém é errado pensar que ela é uma evolução do resfriado.
Na gripe, existe a presença do vírus influenza e que, diga-se de passagem, há uma história interessante a se contar sobre a escolha do seu nome.
Na Itália, percebeu-se uma relação visível entre os sintomas que hoje chamamos de gripe e a época do frio.
Era só o inverno chegar que os italianos se preparavam para receber as epidemias da doença e, desta forma, os italianos diziam isso era decorrente do frio, em outras palavras influência do frio, que em italiano diz “influenza di freddo”. Em outros países, o vírus é apenas chamado de “Flu”, abreviação para o seu nome.
Por Que Não Existe Imunidade a Gripe?
O motivo de nunca termos uma resistência permanente em nosso corpo é que esse vírus está em constante mudança, quer seja por diversas mutações, ou por recombinações genéticas.
Quando há mutações, logo o nosso corpo identifica partes conhecidas do vírus antigo e logo consegue combater, mas quando há recombinação genética, essa gripe volta mais forte, com vírus totalmente novo ao qual não apresentamos defesa; nesses casos há uma preocupação com as epidemias e possíveis complicações dos sintomas causando até a morte.
Já no resfriado, podem se diversos vírus (cada um na sua vez), porém seus sintomas são muito menos agressivos e seu tratamento muito mais rápido e eficaz. A presença de febre no resfriado é rara, existe leve dor de cabeça, coriza, e raramente uma leve tosse.
Porém na gripe, há dores no corpo, febre alta que pode ultrapassar os 39°, tosse, expectoração, dor nos olhos e ouvidos, dor de barriga e indisposição. Por isso, se você precisar ficar de cama por uns dias, tenha certeza que você está com gripe e não resfriado.