Sisu 2024: candidatos relatam falhas no sistema ao selecionar curso

Sisu: pessoas que estão se candidatando estão tendo dificuldades ao escolher o curso e estão reclamando de erros no sistema.

A terça-feira (23) não foi fácil para muitos candidatos do Sisu que buscam uma vaga em instituições de ensino superior. Segundo relatos nas redes sociais, vários enfrentaram problemas ao escolher suas duas opções de curso.

Durante o primeiro dia de seleção, alguns candidatos disseram que o sistema ignorou a primeira opção de curso, mesmo que tivessem nota suficiente para serem aceitos nela. O site indicou temporariamente a classificação deles para a segunda opção. Saiba mais informações a seguir.

Veja também: SiSU 2024: Veja como consultar a nota de corte dos cursos

O Ministério se pronunciou?

O Ministério da Educação tem sido procurado por vários meios de comunicação para explicar a situação, mas ainda não deu nenhuma explicação. Professores de cursinhos dizem que os alunos devem continuar tentando se inscrever para garantir a vaga na primeira opção.

Contudo, os candidatos estão preocupados com a falta de uma solução, especialmente porque o prazo de inscrição no Sisu é curto. O Ministério da Educação estabeleceu que os candidatos têm até quinta-feira (25) para fazer a inscrição no sistema.

Sobre as inscrições para o Sisu

As inscrições para o Sisu deste ano começaram na segunda-feira (22), e os estudantes interessados precisam utilizar a nota do Enem 2023. É importante destacar que o candidato não pode ter zerado a prova de redação e não deve ter participado como treineiro.

No Sisu, é possível escolher até duas opções de cursos ou universidades, sendo oferecidas um total de 264 mil vagas em todo o país.

O cronograma do Sisu é o seguinte:

  • Período de inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024
  • Anúncio dos resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
  • Período de matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
  • Manifestação de interesse na lista de espera: entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
  • Divulgação dos resultados das listas de espera: as datas serão determinadas por cada universidade.

Veja também: Sisu 2024: Veja os cursos com a MENOR nota de corte

Mudanças importantes

Em 2024, o programa passou por duas grandes mudanças em relação aos anos anteriores. A principal alteração é que haverá apenas uma edição do programa, que ocorrerá em janeiro, eliminando o processo seletivo que costumava acontecer no meio do ano. Além disso, as regras para a adesão por meio de cotas também foram modificadas.

No que diz respeito às cotas, a principal mudança é que todos os candidatos concorrerão inicialmente às vagas de ampla concorrência. Caso esses candidatos não atinjam as notas necessárias nessa modalidade e façam parte de algum dos grupos de cotas, que consideram critérios como raça e renda, eles passarão a participar da disputa por meio dessas cotas.

Número de inscrições no Sisu é surpreendente

Cerca de um dia após o início das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, o Ministério da Educação divulgou os novos números do processo.

Assim, segundo as informações oficiais, mais de 820 mil candidatos já se inscreveram, totalizando mais de 1,5 milhão de inscrições, já que cada candidato pode escolher até duas opções de cursos.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, esteve na sala de monitoramento do MEC nesta segunda-feira para acompanhar o andamento do processo. Ele destacou a importância do Sisu como a porta de entrada para as universidades federais em todos os estados e também mencionou planos futuros, como a abertura da seleção para bolsas do Prouni e mudanças no Fies.

Como se inscrever?

Para se inscrever, siga os passos a seguir:

  • Vá ao site do Sisu e clique em “Inscreva-se”.
  • Faça login no Gov.br.
  • Seus dados e nota do Enem serão reconhecidos automaticamente.
  • Preencha o formulário, escolhendo os cursos desejados.
  • Responda a um questionário socioeconômico para a Lei de Cotas.
  • Por fim, confirme a inscrição.

Veja também: Passo a passo: Saiba como se inscrever no Sisu 2024

1 comentário
  1. Elson Diz

    O problema não é só esse, até hoje não consegui acessar a plataforma do participante. Sempre que faço o acesso com a conta Gov sou redirecionado para o meu perfil do Gov ao invés de ir para a página de inscrição. Resumindo, não posso me inscrever e perdi a oportunidade graças ao site que não funciona.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.