SiSU 2024: Confira quais são os cursos mais concorridos
Resultado da seleção é esperado para esta quarta-feira (31)
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um dos programas do governo federal que promovem o acesso de jovens e adultos ao ensino superior, por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para o SiSU 2024 foram recebidas entre os dias 22 e 25 de janeiro. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), ao todo, 1 milhão e 200 mil estudantes se inscreveram no SiSU 2024.
Os inscritos disputam 264.360 vagas em diversos cursos de graduação ofertados em todo o páis. Ao todo, participam dessa edição do programa 127 Instituições de Ensino públicas (federais, estaduais e municipais).
O MEC divulgou na noite desta última terça-feira (30) a relação de cursos mais buscados nessa edição do SiSU. Conforme balanço da pasta, Medicina, Direito, Psicologia, Administração e Enfermagem são os cursos com as maiores relações candidato por vaga. Desse modo, esses são os cursos com as maiores notas de corte da edição.
SiSU 2024: Atraso na divulgação do resultado
De acordo com o cronograma inicial do SiSU 2024, a divulgação do resultado, que conta com uma chamada única, estava prevista para às 9h de ontem, dia 30 de janeiro. No entanto, devido a problemas técnicos no sistema, o MEC adiou a divulgação do resultado do SiSU 2024 para esta quarta-feira (31).
O Ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou na manhã de hoje (31) em entrevista ao programa “Bom dia Ministro” veiculada no YouTube pelo “Canal Gov” que o resultado será publicado no início da tarde. No entanto, a relação de aprovados ainda não está disponível.
A divulgação dos resultados do SiSU é feita diretamente na plataforma do programa. Para conferir se foi aprovado, o candidato deve acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clicar em “Resultado da chamada regular”. Após ser direcionado para a página do SiSU, o candidato deverá fazer login usando as credenciais da plataforma GOV.BR (número de CPF e a senha).
Os candidatos selecionados na 1ª ou na 2ª opção de curso devem realizar a matrícula no período do dia 1º ao dia 7 de fevereiro. O procedimento poderá ser feito virtualmente ou de forma presencial, a depender da orientação de cada instituição de ensino. A lista de documentos varia de acordo com a modalidade de seleção.
SiSU 2024: Lista de Espera
Os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das opções de curso escolhidas poderão continuar na disputa por uma vaga na lista de espera. Para isso, é necessário manifestar interesse em participar da lista de espera até o dia 7 de fevereiro. Nesta etapa, os candidatos concorrem a apenas um curso.
Como em 2024 o SiSU terá apenas essa edição do início do ano, as instituições de ensino poderão realizar chamadas a partir da lista de espera durante todo o ano.
Como foi o SiSU 2024?
As inscrições para o SiSU 2024 foram recebidas de forma gratuita entre os dias 22 e 25 de janeiro. Puderam se inscrever pessoas que têm o ensino médio completo e que fizeram as provas do Enem 2023, obtendo nota acima de zero na prova de redação. Aqueles que fizeram o exame na condição de “treineiros”, apenas para fins de autoavaliação, não puderam participar da seleção.
No momento da inscrição, os candidatos puderam escolher até duas opções de curso, além de indicar a modalidade de seleção: ampla concorrência ou reserva de vagas (Lei de Cotas ou ações afirmativas).
Cronograma do SiSU 2024
- 22 a 25 de janeiro: Inscrições
- 31 de janeiro: Resultado da chamada regular
- 30 de janeiro a 7 de fevereiro: Interesse na lista de espera
- 1º a 7 de fevereiro: Matrículas da chamada regular
Leia também Mais de 50% das crianças do 2º ano do ensino fundamental não conseguem ler, aponta especialista do Unicef; saiba mais.