SiSU 2024: MEC receberá as inscrições de 22 a 25 de janeiro

O período de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024 já foi definido pelo Ministério da Educação (MEC) e divulgado através da publicação do edital no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com o documento, as inscrições para o SiSU 2024 serão recebidas entre os dias 22 e 25 de janeiro.

A partir de 2024, o MEC realizará apenas uma edição do programa anualmente. Desse modo, essa será a única oportunidade para quem deseja ingressar no ensino superior ainda esse ano através do SiSU. Como acontece tradicionalmente, as inscrições serão gratuitas e totalmente de forma virtual.

“Em 2024, a edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição de candidatos às vagas ofertadas pelas instituições participantes. Serão ofertadas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024, de acordo com os Termos de Adesão assinados pelas instituições de ensino superior que aderiram à seleção”, destacou  a Assessoria de Comunicação Social do MEC.

O que é o SiSU?

Criado em 2010 pelo governo federal, o SiSU tem desde a sua origem o objetivo de ser uma alternativa aos vestibulares realizados pelas instituições públicas de Ensino Superior. Desde então, o MEC tem realizado duas edições do processo seletivo por ano. A mudança para apenas uma edição foi anunciada no final de 2023. 

Participam do SiSU somente as universidades e institutos públicos que aderem ao programa. Desse modo, dezenas de institutos e universidades federais ofertam milhares de vagas anualmente através do programa para o ingresso de novos alunos. A seleção é feita a partir do desempenho obtido pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O MEC permite apenas o  uso das notas da edição mais recente do exame. 

Desse modo, podem concorrer às vagas ofertadas no SiSU pessoas que já tenham concluído o ensino médio e que tenha participado da última edição do Enem, obtendo a média mínima estabelecida no edital do programa. 

SiSU 2024: Principais datas

Como acontece tradicionalmente, o  período de inscrição para o SiSU  2024 terá duração de quatro dias, sendo do dia 22 ao dia 25 de janeiro. As inscrições serão recebidas virtualmente, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O candidato deverá se inscrever usando as credenciais do gov.br. 

No momento da inscrição, os estudantes poderão escolher até duas opções de curso, sendo  a primeira opção a prioritária. A busca pelo curso pode ser feita por nome, local, instituição e turno.

No momento da inscrição, o candidato também deverá informar se deseja concorrer às vagas ofertadas em ampla concorrência ou por meio do sistema de cotas. Além da Lei de Cotas, o SiSU contempla as políticas internas de ações afirmativas das instituições participantes. 

O edital do SiSU 2924, com o cronograma completo, foi publicado em 29  de dezembro. Imagem: gov.br/ Divulgação
O edital do SiSU 2924, com o cronograma completo, foi publicado em 29 de dezembro. Imagem: gov.br/ Divulgação

De acordo com o edital, poderão se inscrever nessa edição única de 2024 os estudantes que tenham feito as provas do Enem 2023. Não existe uma nota mínima para concorrer a uma vaga, mas o estudante não pode ter zerado a redação. 

Resultado e lista de espera 

Ainda segundo o cronograma do edital, o resultado do SiSU 2024, que conta com uma chamada única, está previsto para o dia 30 de janeiro. Os estudantes selecionados deverão realizar as matrículas entre os dias 1º e 7 de fevereiro, seguindo as orientações de cada instituição.  

Os candidatos não convocados poderão continuar na disputa por uma vaga através da lista de espera. O prazo para manifestar interesse na lista de espera será do dia 30 de janeiro ao dia 7 de fevereiro

Como só haverá uma edição do programa em 2024, a lista de espera poderá ser usada durante todo o ano pelas instituições. Portanto, os estudantes não selecionados na chamada regular do SiSU 2024 poderão ser chamados a qualquer momento para realizar as matrículas através da lista de espera.

Acesse o edital do SiSU 2024 para mais detalhes. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.