SiSU 2024: Convocações da Lista de Espera começam na sexta-feira (16)
As convocações da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024 começarão nessa sexta-feira, dia 16 de fevereiro. Desse modo, os candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera do SiSU 2024 deverão acompanhar as publicações das instituições de ensino superior para saber se foram selecionados.
Puderam participar da lista de espera os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das duas opções de curso na chamada regular. Os interessados em continuar na disputa por uma vaga no ensino superior puderam indica interesse na lista de espera entre os dias 31 de janeiro e 7 fevereiro.
Nessa etapa do SiSU 2024 os candidatos só concorrem a uma opção de curso. As vagas disponíveis na Lista de Espera representam oportunidades que não foram ocupadas pelos convocados na chamada regular.
A partir de 2024, o SiSU contará com apenas um processo seletivo por ano. Portanto, essa edição em andamento é a única deste ano. Diante disso, o Ministério da Educação (MEC) permitirá que as instituições de ensino superior públicas participantes realizem novas chamadas a partir da lista de espera durante todo o ano.
Desse modo, mesmo que os inscritos na lista de espera não sejam convocados nessa primeira lista terão chance de ser convocados ao longo do ano. As convocações da lista de espera são de responsabilidade de cada universidade. Então, os estudantes devem acompanhar as publicações individuais das instituições nas quais buscam uma vaga.
Os documentos necessários e o prazo para matrículas dos convocados variam conforme a instituição, por isso, nessa etapa, os inscritos devem ter atenção redobrada para não perder os prazos.
Como foi o SiSU 2024?
O MEC recebeu as inscrições para o SiSU 2024 entre os dias 22 e 25 de janeiro desse ano. Os interessados puderam se inscrever de forma gratuita, exclusivamete por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Cada candidato pôde escolher até duas opções de curso no momento da inscrição, além da modalidade de seleção (ampla concorrência ou sistema de cotas).
O SiSU é um programa promovido pelo governo federal através do MEC com o objetivo de promover o ingresso de jovens e adultos no ensino superior. Participam do programa as instituições públicas (federais, estaduais e municipais) que optarem por aderir ao SiSU.
Nesta edição, segundo dados do MEC, 127 instituições aderiram ao programa. Foram ofertadas ao todo 264.360 vagas em milhares de cursos de graduação (tecnólogos, licenciaturas e bacharelados) em todo o país.
Quem pode participar do SiSU?
O SiSU é um programa exclusivo para pessoas que têm o ensino médio completo e que fizeram a última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A seleção é feita exclusivamente a partir do desempenho obtido no exame.
Desse modo, somente puderam se inscrever nesta edição os estudantes que fizeram as provas do Enem 2023 e que obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Aqueles que realizaram o exame na condição de “treineiros”, apenas para fins de autoavaliação, são impedidos de participar de programas como o SiSU.
A seleção é feita exclusivamente a partir das notas do Enem, considerando as médias obtidas em cada uma das quatro provas objetivas e na redação. Cada universidade pública participante estabelece os pesos de cada prova no exame na concorrência de cada vaga, considerando a área do curso.
Além das notas do Enem, o programa considera também a Lei de Cotas e os pré-requisitos das ações afirmativas de cada instituição.
Acesse o edital do SISU 2024 na íntegra para mais informações.
Leia também Concurso Nacional Unificado: Prazo para pagar taxa de inscrição termina na sexta-feira (16); saiba mais.