Sonolência excessiva
Sonolência excessiva
Quem nunca sentiu uma vontade irresistível de dormir durante o dia, principalmente após o almoço ou enquanto estava assistindo TV, ouvindo uma música ou, até mesmo, lendo um livro? E aquela preguiça que parece nunca ter fim?
Situações como essas são mais comuns do que pensamos, sobretudo, se o indivíduo não teve uma boa noite de sono ou se gastou energia de mais.
No entanto, o que poucas pessoas sabem é que a sonolência excessiva durante o dia pode ser algo preocupante, sendo caracterizado com um distúrbio do sono.
Esse distúrbio é pouco conhecido e acomete cada vez mais uma maior parte da população mundial, segundo estudo do Centro de Narcolepsia da Universidade de Stanford, na Califórnia.
A sonolência excessiva não é considerada uma doença grave, no entanto, os ataques desse distúrbio podem ser preocupantes, afinal, eles podem acontecer a qualquer momento e em ocasiões inusitadas como quando o indivíduo está concentrado em uma atividade extremamente vulnerável.
Por exemplo, enquanto a pessoa está dirigindo um automóvel, operando uma máquina ou cozinhando. E isso com certeza é alarmante, já que se tratam de situações que expõem um indivíduo a situações perigosas.
Tipos
A sonolência excessiva ou hipersônia, como também é conhecida, pode ser classificada de três formas diferentes:
Hipersonia idiopática – quando a causa não é conhecida.
Sintomática – quando for sintoma de outro transtorno.
Medicamentosa – quando for efeito colateral de uma droga.
Esse distúrbio é mais comum entre as pessoas de 15 a 25 anos e menos de 5% dos adultos possuem esse problema.
Ao contrário de problemas de sono causados por insônia, dormir durante o dia não diminui a sonolência.
Esse mal também atinge pessoas com ciclo de sono invertido, como os trabalhadores noturnos
Muitas pessoas acham que a sonolência excessiva e a narcolepsia são a mesma coisa; mas não é.
A narcolepsia é um tipo de sonolência que acontece de forma súbita e o sono passa após a pessoa dormir. Já a sonolência excessiva, não passa depois do indivíduo dormir e dura bastante tempo.
Consequências
Assim como a falta de sono pode trazer muitos transtornos para uma pessoa, o excesso dele também não fica muito para trás.
Falta ou dificuldade de concentração, Baixo rendimento escolar ou do trabalho, Estresse e ansiedade; esses são apenas alguns dos problemas que o sono em excesso pode causar
Tratamento
O tratamento para o sono excessivo depende, primeiramente, da sua causa. O médico poderá dar algumas indicações para que o indivíduo tenha uma boa noite de sono reparador e, para que fique mais alerta durante o dia, apesar de na maioria dos casos, mesmo as pessoas que dormem muito bem durante a noite se sentirem sonolentas durante o dia.
O médico poderá também, indicar a ingestão de medicamentos estimulantes do sistema nervoso à base de cafeína, por exemplo.
Dicas
Algumas dicas que podem ajudar o indivíduo a manter-se num bom estado de alerta durante o dia são: tomar um banho frio ao acordar, consumir alimentos estimulantes, como café, chá preto e gengibre a cada 3 horas e manter a mente ativa trabalhando ou estudando, evitando a ociosidade.