“Tem” ou “têm”: descubra qual a forma correta
Saiba quando usar cada expressão
Um dos erros de português mais cometidos pelos estudantes brasileiros é a confusão entre “tem” e “têm”, uma vez que as duas palavras são muito semelhantes.
Mas, devemos destacar que compreender a diferença entre “tem” e “têm” é fundamental para que você não cometa erros de português em provas importantes, como os vestibulares, os concursos e o ENEM 2024. Além disso, você também deve saber como usar essas duas palavras da forma correta para escrever uma redação de qualidade.
Assim, para te ajudar, trouxemos um resumo completo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões “tem” e “têm”. Confira!
“Tem” ou “têm”: você sabe qual expressão está correta?
Em primeiro lugar, devemos destacar que tanto a expressão “tem” como “têm” estão gramaticalmente corretas e podem ser usadas na língua portuguesa. As duas palavras são formas do verbo ter, mas devem ser usadas em contextos diferentes.
A seguir, continue lendo o texto que preparamos e tire todas as suas dúvidas sobre as diferenças e os usos de “tem” e “têm”.
“Tem”: veja os principais usos
A palavra “tem” deve ser usada quando queremos nos referir à terceira pessoa do singular no presente do indicativo, ou seja, quando o sujeito da frase é ele, ela, ou algum outro substantivo singular.
Lembre-se de que a palavra “tem” pode ser usada em diversos contextos, como posse, existência ou obrigação. Veja alguns exemplos:
- Carlos disse que tem uma reunião marcada para amanhã.
- A empresa de José tem muitos problemas para resolver.
- O vestibulando tem que estudar para as provas dos vestibulares.
Nos exemplos que apresentamos, a palavra “tem” está sendo usada para indicar algo relacionado a uma única pessoa. Nesses casos, devemos usar “tem” (sem o acento).
“Têm”: conheça os principais usos
Devemos usar “têm” quando o sujeito da frase está na terceira pessoa do plural: eles, elas ou substantivos plurais que se referem a mais de uma pessoa.
Perceba que a função do acento circunflexo é diferenciar a forma singular (“tem”) da forma no plural (“têm”).
Confira alguns exemplos:
- Zé e Tiago têm muitos trabalhos para concluir.
- As plantas têm crescido rápido no jardim de minha avó.
- Os alunos têm se dedicado aos estudos.
- As crianças da creche têm muita energia para brincar.
- Os professores têm o desafio de engajar os vestibulandos.
Nos exemplos que apresentamos, o sujeito é plural e, dessa maneira, devemos usar a palavra “têm” com acento. Assim, podemos dizer que o uso do circunflexo é fundamental para marcar a diferença entre a forma singular e a forma plural.
“Tem” e “têm”: veja os erros comuns
Como mencionamos, um dos erros mais comuns no uso de “tem” e “têm” é o uso de “tem” no lugar de “têm” em frases com sujeito no plural e vice-versa. A seguir, confira dois exemplos de erros frequentes:
Erro 1:
- Incorreto: Os alunos do curso pré-vestibular tem estudado muito.
- Correto: Os alunos da curso pré-vestibular têm estudado muito.
Erro 2:
- Incorreto: A empresa de Carlos têm muitos projetos para concluir.
- Correto: A empresa de Carlos tem muitos projetos para concluir.
Nos exemplos que apresentamos, o erro ocorre pela falta de concordância entre o verbo e o sujeito da frase. Tenha em mente que o verbo “ter” deve sempre concordar com o número do sujeito da frase (singular ou plural).
Por fim, devemos destacar que a forma mais fácil de evitar a confusão entre as duas palavras é analisar o contexto em que cada uma das expressões (“tem” ou “têm”) pode ser usada. Busque também refletir sobre o número do substantivo da frase (singular ou plural) para optar pela palavra correta.