Teve o Bolsa Família CORTADO? Veja o que fazer para resolver!
Se você teve o Bolsa Família cortado, sabe o quanto isso pode ser impactante para a família. Afinal de contas, o valor mensal é extremamente importante para todas as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.
Entretanto, será que existe uma forma de resolver esse impasse? Neste texto, trouxemos algumas considerações que podem te ajudar nesse sentido. Não deixe de acompanhar e tirar as suas dúvidas!
Bolsa Família cortado: O que fazer para resolver?
Infelizmente, muitos brasileiros têm vivido a realidade de ter o Bolsa Família cortado. Quando se deparam com esse corte, podem ficar confusos, especialmente se não ocorreu nenhuma mudança na renda da família, por exemplo.
Para lidar com esse impasse, podemos seguir alguns passos importantes. Vejamos a seguir.
1. Entendendo o motivo do corte
O primeiro ponto que vale a pena nós analisarmos é o verdadeiro motivo pelo qual o Bolsa Família foi cortado. Avaliar quais foram as mudanças que aconteceram no contexto familiar contribuem para isso.
Será que houve um aumento na renda per capita que ultrapassou o limite do programa? Ou será que, simplesmente, os dados cadastrados no CadÚnico estão desatualizados?
Há ainda casos de a família ter desrespeitado alguma outra regra do programa, como não levar as crianças à escola, por exemplo.
Sendo assim, avalie o que pode ter acontecido para entender a raiz do problema e, assim, poder buscar uma solução mais assertiva.
2. Buscando atualizar os dados
Se você percebeu que houve algum equívoco com relação à renda da família, ou que há algum dado importante desatualizado, procure imediatamente atualizá-lo. Você pode ir até o CRAS mais perto da sua casa, onde você fez o seu cadastro no CadÚnico, e assim apresentar todos os documentos atualizados, visando garantir que o seu cadastro esteja correto a partir de agora.
Afinal, não podemos nos esquecer de que situações em que o Bolsa Família é cortado estão relacionadas, simplesmente, com a falta de atualização dos seus dados.
É muito comum que algumas pessoas se esqueçam de atualizar dados como endereço, renda, número de membros na família, e assim por diante. E consequentemente acabam tendo o cadastro bloqueado apenas por isso.
Portanto, avalie os motivos pelos quais isso pode estar acontecendo e se há algum dado que realmente precisa ser atualizado, a fim de receber o benefício novamente.
3. Aguardando o retorno do benefício
Depois de seguir os passos anteriores, caso a sua família ainda esteja dentro das regras do programa, ou seja, não tenha aumentado a renda ou cometido algum tipo de “infração” apresentando informações falsas, é hora de aguardar o retorno do benefício.
Lembre-se de que existe a possibilidade de o seu cadastro passar por uma análise primeiro, antes de simplesmente haver a retomada dos pagamentos. Estar preparado para isso é bem importante para não se frustrar ao pensar que o pagamento retornará de um segundo ao outro, ok?
E não se esqueça: se você tiver alguma dúvida, procure o CRAS ou o setor do CadÚnico na sua cidade para pode esclarecê-la.