Textos argumentativos: tipos, características e dicas
Saiba do que uma boa argumentação é feita para vencer provas e debates.
A argumentação é a chave para o sucesso em diversas áreas da vida, especialmente em exames que vão te levar ao ensino superior, como é o caso do vestibular. É por isso que o domínio dos textos argumentativos é fundamental. Até porque, sabemos que as principais universidades do país exigem que os candidatos demonstrem excelência nessa habilidade, principalmente na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), assim, é imprescindível que você domine as técnicas dos gêneros argumentativos para obter sucesso nas provas.
Neste guia sucinto, mas completo, você encontrará tudo o que precisa para dominar a argumentação e garantir, não só uma boa nota como boas chances de vencer um debate dentro e fora de uma sala de aula. Confira!
O que é argumentação?
Nós podemos afirmar que a argumentação é a arte de convencer o interlocutor de que o seu ponto de vista é o mais correto ou adequado àquela situação. A argumentação é, em poucas palavras, o conjunto de provas, declarações e até justificativas que um indivíduo irá usar para convencer o outro de alguma coisa. Para ter sucesso nessa manobra, é preciso apresentar argumentos sólidos e estruturados, ou seja, deve-se usar apontamos convincentes utilizando uma linguagem clara e objetiva para passar segurança e credibilidade.
Veja também: Como é feita a correção de uma Redação
Características de um texto argumentativo
- Tese: é a ideia central que você deseja defender; isto é, a sua teoria;
- Argumentos: as provas, casos e exemplos que sustentam a sua afirmação;
- Estrutura: o texto, tanto escrito quanto em forma de discurso, deve ser muito bem-organizado. O ideal é que ofereça uma introdução informativa, um desenvolvimento coeso e uma conclusão que esteja coerente com tudo que foi afirmado até então, fechando a defesa com chave de ouro.
- Linguagem: clara, objetiva, persuasiva e instigante.
Tipos de textos argumentativos
- Resenha: apresenta a análise crítica de uma obra, evento ou produto, então é muito solicitado no ensino superior, especialmente em “cursos de humanas”, como o de Letras. Na internet, é possível encontrar vários sites que se especializaram na produção de resenhas sobre filmes e séries, por exemplo. O objetivo da argumentação nesse caso é elogiar ou criticar determinado conteúdo, a fim de incentivar ou evitar o consumo do mesmo. Apesar de parecidos, ele difere do resumo, que nada mais é do que uma síntese de um material.
- Editorial jornalístico: expressa a opinião do veículo de comunicação (rádio, jornal, revistas, etc.) sobre um determinado tema, ou seja, é um tipo de texto que expressa opiniões sobre os tópicos debatidos em um veículo de imprensa como os já citados. As informações oferecidas tendem a ser objetivas; contudo, também é possível encontrar ressalvas (opiniões) do autor explícitas ou implícitas no material.
- Artigo de opinião: defende um ponto de vista sobre um tema da atualidade ou chamativo. Em outras palavras, é um texto argumentativo que apresenta informações sobre um tema, porém o debate aqui é criado com base nas reflexões e crenças do autor. Ele não é puramente objetivo, pois é composto pela passionalidade de quem escreve. O artigo geralmente aborda temas atuais, provocantes e até polêmicos, que chamam a atenção das pessoas.
- Textos acadêmicos: eles apresentam os resultados de pesquisas científicas. Quem nunca ouviu falar do temido TCC, tão necessário para a conclusão de um curso? Nesta categoria, você encontra teses, monografias e outros materiais compostos por informações objetivas, retiradas de coleta de dado, estudos científicos e pesquisas do autor ou de terceiros. A subjetividade ou “opinião pessoal” de quem produz o material não é relevante aqui; isto é, apenas provas, testemunhos e dados reais são levados em conta.
- Ensaio: o ensaio, gênero textual argumentativo em prosa, combina a opinião do autor com reflexões profundas sobre o tema. Mediante uma análise crítica e subjetiva, o autor levanta questionamentos e tece argumentos, podendo, em ensaios de cunho acadêmico, por exemplo, apresentar dados e embasamento científico. A conclusão do texto sintetiza as ideias e reforça a argumentação.
Dicas de ouro para escrever um bom texto
- Escolha um tema que você domine, pois assim será mais fácil discorrer sobre ele;
- Defina uma tese clara e objetiva, ou seja, não dê voltas e aborde tudo ao mesmo tempo. Vá no que importa;
- Pesquise e organize os seus argumentos para que eles conversem e se complementem.
- Utilize uma linguagem clara e persuasiva para que todos consigam entender aonde você quer chegar.
- Revise o seu texto com atenção para não cair em contradições ou passar informações falsas.