Tipologia textual: definição e exemplos
Aprimore a sua compreensão dos diversos tipos de texto."
A tipologia textual diz respeito à classificação dos textos que é feita de acordo com as características estruturais, linguísticas e comunicativas deles. É uma ferramenta muito útil para compreender os diferentes tipos de textos e suas funções específicas na comunicação escrita, por exemplo. Inclusive, há várias formas de classificar os textos de acordo com diferentes critérios, como a função comunicativa, a estrutura do texto e o estilo linguístico.
Abaixo, você terá uma visão geral de alguns tipos de tipologia textual comuns no ensino superior.
Leia também: Semântica textual: o que é, onde usar e exemplos
Afinal, o que é tipologia textual?
Como já apontado, a tipologia textual se refere às diversas maneiras pelas quais um texto é organizado e apresentado linguisticamente. Também chamada de “tipo textual” ou “modo de organização do discurso e do texto”, essa classificação se baseia em aspectos diversos, como a sintaxe, os tempos verbais utilizados, as relações lógicas e o objetivo comunicativo. Há cinco categorias principais de texto dentro da tipologia textual. Dá uma olhada:
Descritivo
O objetivo aqui é descrever características físicas, sensoriais ou conceituais de pessoas, lugares, objetos e eventos. Ao produzir esse tipo de texto, se utiliza detalhes vívidos e imagens sensoriais para criar uma representação visual na mente do leitor, ou seja, o autor tenta criar uma “fotografia” de algo ou alguém com as suas palavras. Os exemplos disso incluem as descrições de paisagens, dos personagens e até de experimentos científicos.
Narrativo
São aqueles que contam uma história ou relatam eventos reais e fictícios. Eles geralmente têm uma estrutura cronológica e podem incluir elementos, como personagens, enredo, cenário e conflito. Estamos falando de contos, romances e biografias.
Argumentativo
Eles apresentam um ponto de vista sobre um determinado tema e procuram persuadir o leitor a adotar essa mesma perspectiva. Eles geralmente incluem evidências, exemplos e raciocínio lógico para apoiar a posição do autor. São eles, por exemplo, os ensaios argumentativos, artigos de opinião e até os discursos políticos.
Expositivo (explicativo)
Já esses focam em explicar ou informar sobre um tema específico de forma clara e objetiva. Eles geralmente apresentam informações de maneira organizada e estruturada, utilizando definições, exemplos, comparações e contrastes. Os textos científicos, manuais de instruções e até as enciclopédias se encaixam aqui.
Instrucional (injuntivo)
Como é de imaginar, eles fornecem orientações, ou seja, um passo a passo sobre como realizar uma determinada atividade ou procedimento. São desenvolvidos para fornecer informações práticas e direcionar o leitor na execução de uma ação específica. Os manuais de usuário, receitas gastronômicas e tutoriais são ótimos exemplos.
Bônus
Expressivo (ou poético)
Apesar de serem pouco abordados, eles são caracterizados pela ênfase na emoção, subjetividade e criatividade. Eles frequentemente utilizam recursos estilísticos, como metáforas, imagens e ritmo, para transmitir sentimentos e sensações de maneira artística. Como é de se imaginar, estamos falando aqui dos poemas, das letras de música e dos diários pessoais, como aquele que você manteve na adolescência, lembra?
Tipologia textual vs gênero textual
Em linhas gerais, a tipologia textual aborda a estrutura linguística de um texto, focando na organização do discurso e seus aspectos morfossintáticos. Em contrapartida, o gênero textual se refere ao formato em que o texto será apresentado e qual será sua função social. Sendo assim, um artigo de opinião (gênero) pode apresentar características narrativas, descritivas ou argumentativas (tipologia), dependendo de como é estruturado e de sua finalidade comunicativa.
E esses são apenas alguns exemplos de tipologia textual, mas é importante notar que os textos muitas vezes podem combinar elementos de diferentes tipos, viu? Isso muda de acordo com a necessidades comunicativa de quem escreve. Compreender os diferentes tipos de textos e as suas características distintivas pode ajudar os leitores a interpretar e produzir conteúdo de maneira mais eficaz em uma variedade de contextos. Aproveite!