5 dicas para conciliar Trabalho e Estudos

Durante o período de preparação para provas de concursos públicos ou processos seletivos como os vestibulares muitos estudantes precisam conciliar uma rotina de trabalho e estudos. Esse é um grande desafio principalmente para aqueles que estudam por conta própria, sem o auxílio de professores particulares ou cursinhos. 

Estudar para grandes seleções em busca de uma vaga no funcionalismo público exige muita dedicação e foco, além de tempo diário exclusivo para essa demanda.  Se a meta principal é passar em um processo de alta concorrência, o ideal é não trabalhar, mantendo-se totalmente disponível para os estudos. Mas, para milhões de brasileiros, isso é impossível.

A maioria dos concurseiros tenta equilibrar a rotina de trabalho e estudos para dar conta das demandas financeiras. Há também os estudantes que buscam uma vaga no ensino superior que equilibram a rotina de conclusão do ensino médio, com estágio e estudos para se preparar para o Enem, por exemplo. Pensando nisso, apresentamos a seguir cinco dicas de como conciliar sua rotina de trabalho e estudos de forma equilibrada!

5 dicas para conciliar trabalho e estudos 

Para conseguir manter uma rotina de trabalho e preparação para provas é necessário ter muita organização e consistência. Então, é fundamental se planejar e, em seguida, manter uma rotina saudável e sustentável a longo prazo.

É necessário planejar a sua rotina de trabalho e estudos para ter bons resultados. Imagem: Vecteezy/ Divulgação
É necessário planejar a sua rotina de trabalho e estudos para ter bons resultados. Imagem: Vecteezy/ Divulgação

1. Crie um planejamento

O primeiro passo para dar conta dessa dupla jornada é planejar. Calcule quanto tempo você tem até a aplicação das provas e organize um roteiro de estudos, contemplando todas as matérias. Isso deve ser feito levando em consideração os seus horários de trabalho.

Reserve blocos de tempo específicos para o trabalho, estudos, compromissos e atividades pessoais, estabelecendo metas possíveis de alcançar. 

2. Estabeleça horários fixos

Ter horário fixo para cada atividade no dia a dia ajuda a manter a constância e, assim, não falhar nesse processo. Ter horários pré definidos e fixos ajuda a criar uma rotina que facilita a adaptação e ajuda a evitar conflitos de horários. No início pode parecer difícil manter a constância, mas insista em cumprir esse cronograma diariamente até virar rotina.

3. Opte pela praticidade

Para concilar trabalho e estudos de forma equilibrada, sem danos à saúde física e mental, é necessário escolher sempre o caminho mais prático na sua rotina. Isso vale tanto para as demandas de trabalho quanto para as demandas pessoais. Simplifique as atividades e adote técnicas de gestão de tempo, como a técnica Pomodoro, para maximizar sua eficiência durante os períodos de estudo e trabalho.

4. Estabelça limites 

Outro ponto crucial para ter um bom desempenho nos estudos, mesmo tendo que dar conta da rotina de trabalho, é estabelecer limites. Se você trabalha fora de casa, evite levar demandas do seu emprego para casa. Mas, se você trabalha em home office, respeite os limites de horários estabelecidos no seu planejamento. 

Além disso, é preciso estabelecer limites também ao aceitar outros compromissos fora da sua agenda. Ao receber um convite de amigos ou familiares, avalie se aquele evento, festa, ou vigem, por exemplo, vai atrapalhar o seu desenvolvimento. Não precisa dizer “não” a todas as atividades sociais, mas é preciso priorizar a sua rotina. 

5. Seja flexível

Por fim, seja flexível e compreensivo consigo! Equilibrar uma rotina de trabalho e estudos para concursos e vestibulares não é nada fácil. Então, sempre haverá dias nos quais você estará mais ou menos cansado, mais ou menos disposto. Entenda que os dias de baixa produtividade fazem parte e você não precisa se culpar por isso. Se você falhar em um dia, tente retomar a rotina normalmente no dia seguinte.

A perseverança e o foco devem ser seus aliados nesse momento, mas você precisa entender os limites do corpo e da mente para se manter saudável nesse processo.

Leia também MEC recebe inscrições para a edição única do SiSU 2024 até 25 de janeiro; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.