Tire SUAS DÚVIDAS: é trago ou trazido?
A dúvida de quando e como usar cada palavra é bem comum
Muitas pessoas quando vão escrever um texto ou fazer uma redação têm dúvidas quanto ao uso correto de certas palavras. Por exemplo: se fala “trago” ou “trazido”? Por serem dois termos existentes dentro do leque de vocábulos do nosso idioma, esse questionamento é bastante pertinente.
A dúvida de quando e como usar cada palavra é bem comum. Por conta disso, para você entender as diferenças entre “trago” e “trazido”, será necessário, primeiramente, entender qual é a posição que cada termo ocupa dentro das regras gramaticais da Língua Portuguesa. Assim, confira abaixo os detalhes do uso dessa dupla e vá fazer suas redações ou provas discursivas muito mais bem preparado.
Como se diz: trago ou trazido?
“Trago” é uma das formas verbais do verbo “trazer”, que foi conjugado na 1ª pessoa do singular no presente do indicativo. Sem contar que “trago” também é uma forma conjugada do verbo “tragar” na 1ª pessoa do singular no presente do indicativo. Ademais, “trazido” é o particípio do verbo “trazer”.
Para usar corretamente os termos, antes de tudo, é importante compreender que o verbo “trazer” não é um verbo abundante, portanto não admite duas maneiras equivalentes do particípio. Para entender melhor, veja os exemplos abaixo:
Trago
Veja os exemplos da utilização correta de “trago” na 1ª pessoa do singular no presente do indicativo do verbo “trazer”:
- Sexta-feira eu trago os panfletos que ficaram prontos.
- Todos os dias em que trago um livro, não o consigo ler.
- Prometo que semana que vem trago as roupas limpas.
A seguir, confira os exemplos da utilização correta de “trago” na 1ª pessoa do singular no presente do indicativo do verbo “tragar”:
- Eu não trago o café para não queimar minha boca.
- Trago sempre a fumaça alheia dos cigarros.
- Eu trago os brinquedos e para arrumar os armários.
Nas frases que foram usadas como exemplos, o verbo “tragar” se mostra nos seus três diferentes significados: engolir rapidamente, aspirar fumaça, fazer desaparecer; respectivamente.
Trazido
Abaixo, veremos exemplos para entender entenda como o particípio contribui com a formação das locuções verbais e dos tempos verbais compostos, além de transmitir a conclusão da ação verbal:
- Eles deveriam ter trazido os irmãos para a festa.
- Ela tem trazido o livro de Direito todos os dias.
- Poderíamos ter trazido outras bolas para o jogo.