Trainee, Júnior, Pleno, Sênior, Master: entenda as hierarquias de empresas
, passou pelo estágio e agora começa a busca que talvez seja a mais difícil de todas: encontrar seu primeiro emprego efetivo. Então, você faz conforme mandam os protocolos, se cadastra em um site de vagas, distribuí currículos, fala com colegas…
E eis que surgem duas vagas igualmente interessantes, mas uma é trainee, a outra, júnior. E agora? Qual escolher? Qual a diferença entre elas? Como saber qual se encaixa melhor no seu perfil?
Essa questão das hierarquias corporativas aflige muitas pessoas que buscam emprego, e algumas pessoas não sabem, se quer, dizer qual é a delas, se o cargo não for explicitamente hierarquizado.
Logo, como saber se você é “Trainee” ou “Junior”? O que significa ser “Pleno”? Descubra nesse artigo o significado dessas hierarquias, e saiba qual cargo procurar.
Vale notar que, em algumas empresas, esses cargos podem variar.
Trainee
Os cargos de trainee costumam ser os primeiros, em hierarquia empresarial, e como o nome pode indicar, a ideia aqui é a de treinar o funcionário novo. E mais do que isso, treinar o graduando novo,
O cargo de trainee traz essa ideia: alguém em treinamento. Um funcionário que precisa ser orientado, seja em metodologias, seja em procedimentos. Dessa forma, é um funcionário que segue ordens. Tem pouca autonomia.
Júnior
O segundo cargo hierárquico de empresas, por vezes, é o mais baixo, também: júnior. A palavra é usada para tratar filhos com os mesmos nomes que os pais. No caso de um funcionário de empresa, a relação é parecida.
Isso é, você é “adotado” por um funcionário mais capacitado hierarquicamente, e com ele, aprende os procedimentos, dicas, e demais questões que venham a ser importantes para a empresa.
Empresas que diferem “trainees” e “juniores”, normalmente, consideram que o “trainee” é aquele sem nenhuma qualificação profissional, enquanto o “júnior” é aquele já com alguma instrumentalização operacional.
O tempo de atuação dentro da empresa também define sua hierarquia, em alguns casos.
Pleno
Aqui começam os problemas. Não da parte profissional, mas da parte de nomenclatura.
Algumas empresas preferem chamar os funcionários mais capacitados (com cursos e formações) de “Plenos”, colocando os “Seniores” como os mais antigos (na empresa). Em outros casos, o “Pleno” é um grau anterior, e puramente cronológico.
Seja como for, a ideia aqui é a de um funcionário já com alguns anos no mercado de trabalho, e… “Plenamente” capacitado para atuar com autonomia.
Sênior
O “Sênior” seria aquele funcionário mais velho em tempo cronológico e, eventualmente, com mais formação. Logo o profissional mais habilitado para treinar novos funcionários, e supervisionar os não tão antigos.
Outro fator que influenciar a hierarquia de um cargo, é em relação às atribuições. Um funcionário “sênior” pode, na maior parte das vezes, ser o chefe de departamento.
Master
Por vezes, o chefe de um departamento pode ser um funcionário “Master”. Em algumas empresas, ele é o responsável por treinar equipes. Outras podem preferir “especialista”. O tempo de empresa pode influenciar aqui.