Trás ou traz: qual é a palavra certa e como usar
Veja quais são suas diferenças de uso e pronúncia para nunca mais errar na escrita.
O que você acha? As crianças devem viajar no banco “de trás” ou no banco “de traz”? O dinheiro “não traz” ou “não tras” felicidade? Você deve olhar “para trás” ou “para traz”? Com certeza, você já se deparou com alguma dúvida na língua portuguesa e ficou se perguntando como se escreve essa palavra? Uma dúvida comum é sobre o uso de “trás” e “traz”. Qual é a forma correta? Neste artigo, vamos esclarecer essa questão. Acompanhe.
Leia também: Faz ou fazem: afinal, qual é o jeito certo?
Trás ou traz
A resposta para a pergunta do título é: depende do contexto! Ambas as palavras, “trás” e “traz”, existem na língua portuguesa. Elas são homófonas, ou seja, têm a mesma pronúncia, mas são escritas de formas diferentes e possuem significados distintos. Resumidamente, essas palavras:
- Têm o mesmo som e são pronunciadas da mesma forma;
- Têm escrita diferente;
- Possuem significados diferentes e são usadas conforme o contexto.
“Trás”, com acento agudo e letra “s”, é um advérbio de lugar que significa:
- Em uma posição ou momento posterior a algo ou alguém; atrás, depois.
A palavra “trás”, por ser um advérbio de lugar, é sempre acompanhada por uma preposição, formando assim uma locução adverbial.
A locução adverbial é um componente de uma oração, sendo uma expressão de duas ou mais palavras que desempenham a função de advérbio. Por exemplo:
- Por trás >> não ter conhecimento sobre algo;
- De trás >> localizado na parte traseira; situado atrás.
Por outro lado, “traz”, sem acento e com a letra “z”, é a forma conjugada do verbo “trazer” na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo.
O verbo “trazer” possui muitos significados. De acordo com o dicionário, refere-se principalmente ao ato de transportar ou encaminhar algo para um lugar, mas também pode significar oferecer, vestir, ocasionar, atrair, conter, apresentar, sugerir, herdar, manter, citar, entre outros.
Para exemplificar a diferenças, dê uma olhada em dois trechos do livro “Dom Casmurro”.
“Capitu estava ao pé do muro fronteiro, voltada para ele, riscando com um prego. O rumor da porta fê-la olhar para trás.” (…) “Os olhos de Escobar, claros como já disse, eram dulcíssimos; assim os definiu José Dias, depois que ele saiu, e mantenho esta palavra, apesar dos quarenta anos que traz em cima de si.”
Os usos
Agora que você entende o significado de cada uma das palavras, ficou mais simples responder às perguntas feitas no início deste artigo, não é mesmo?
As crianças devem viajar no banco “de trás” ou no banco “de traz”? De trás, com “s”. O dinheiro “não trás” ou “não traz” felicidade? Não traz, com “z”. Você não deve olhar “para trás” ou “para traz”? Para trás, com “s”.
Sempre que tiver dúvida, lembre-se:
“Traz” é do verbo “trazer”. “Trás” se refere a “local posterior”.
Para reforçar, vamos conferir mais exemplos:
TRAZ
- Quem traz a sobremesa para a festa?
- Todos os dias, ele traz muitos livros para a escola.
- A fama não traz felicidade.
TRÁS
- Não olhe para trás.
- Ela prefere sentar na cadeira de trás.
- Existem segredos por trás disso.
Palavras homófonas
Como vimos anteriormente, “trás” e “traz” são palavras homófonas, ou seja, têm a mesma pronúncia, mas são escritas de formas diferentes, o que gera confusão. Além deste exemplo, existem muitas outras palavras que frequentemente causam dúvidas na hora de escrever. Vamos ver alguns casos:
Acento e assento
- Acento: um sinal gráfico usado sobre uma vogal para indicar como ela deve ser pronunciada. Exemplo: A palavra “renúncia” tem acento agudo.
- Assento: um banco, cadeira ou qualquer coisa usada para sentar. Exemplo: Vou sentar neste assento.
Caçar e cassar
- Caçar: perseguir ou seguir animais selvagens para capturá-los ou matá-los. Exemplo: Não podemos caçar animais ilegalmente.
- Cassar: anular ou invalidar algo. Exemplo: O congresso decidiu cassar o mandato do deputado.