Três milhões de brasileiros já têm a nova Carteira de Identidade Nacional; veja como fazer a sua
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) vem se tornando cada vez mais popular entre os brasileiros. Até o momento, cerca de três milhões de pessoas já possuem esse novo documento, que traz consigo uma série de vantagens em relação aos documentos de identificação anteriores. Emitida em 23 estados e no Distrito Federal, a CIN tem o objetivo de aumentar a segurança na identificação dos cidadãos, melhorar os cadastros administrativos e diminuir as fraudes no Brasil.
A Importância da Carteira de Identidade Nacional
A CIN foi desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o intuito de aprimorar a oferta de serviços públicos e proporcionar uma identificação mais segura e confiável para os brasileiros. Além disso, a versão digital da CIN conta com um QR Code, que permite o acesso às informações sobre o cidadão e a integração com outros documentos, como a carteira de motorista digital.
Com a implantação da CIN, o governo poderá ser mais proativo e atender às necessidades dos cidadãos em áreas como educação, saúde e trabalho. Por exemplo, quando uma pessoa precisar marcar uma consulta no Sistema Único de Saúde (SUS), os dados de identificação estarão disponíveis em tempo real, tanto para atendimentos virtuais quanto presenciais. Dessa forma, todas as políticas públicas estarão vendo o mesmo dado oficial de identidade do cidadão, simplificando os cadastros administrativos.
Diminuição das Fraudes e Redução de Gastos
Uma das grandes vantagens da CIN é a diminuição das fraudes. Anteriormente, uma pessoa poderia ter um Registro Geral (RG) por estado, o que facilitava a prática de crimes por má identificação. Com a implantação da CIN, o documento de identificação passa a ser nacional, eliminando essa possibilidade e reduzindo significativamente as fraudes.
Um exemplo do impacto positivo da CIN na redução de gastos é a Previdência Federal. Estima-se que o uso do novo documento pode gerar uma economia de mais de R$ 7 bilhões de reais para o órgão responsável, a Dataprev. Com uma identificação mais segura e integrada, será mais difícil para pessoas mal-intencionadas se passarem por outras e obterem benefícios indevidos.
Como Obter a Carteira de Identidade Nacional
Atualmente, a CIN está sendo emitida em 23 estados mais o Distrito Federal. Se você está interessado em obter esse novo documento, basta seguir os passos abaixo:
-
Procure o órgão de identificação do seu estado ou do Distrito Federal responsável pela emissão da CIN.
-
Verifique os requisitos necessários para solicitar o documento, como documentos de identificação e comprovante de residência.
-
Agende um horário para comparecer pessoalmente ao órgão de identificação.
-
Apresente os documentos exigidos e realize o pagamento, caso haja alguma taxa associada.
-
Aguarde a confecção da sua Carteira de Identidade Nacional.
-
Retire o documento no prazo estabelecido pelo órgão responsável.
Vale ressaltar que a primeira via da CIN é gratuita, mas em caso de perda, roubo ou extravio, será necessário pagar uma taxa para a emissão da segunda via.
Prazo para Emissão da CIN
O prazo para a emissão da Carteira de Identidade Nacional foi estabelecido pelo Decreto nº 10.977/2022 e encerrou-se nesta quinta-feira. Esse tempo também coincide com o limite definido pela Lei nº 14.534/23, que determina que o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) seja o número do registro geral da carteira de identidade.
Unificação do Documeto de Identificação
A Carteira de Identidade Nacional é uma importante iniciativa do governo brasileiro para aumentar a segurança e simplificar a identificação dos cidadãos. Com a CIN, os brasileiros poderão desfrutar de uma identificação mais confiável, o que resulta em uma série de benefícios, como a integração com outros documentos e a possibilidade de acesso a serviços públicos de forma mais ágil e eficiente.
A implantação da CIN também contribui para a redução de fraudes e gastos indevidos, além de unificar o documento de identificação em todo o país. Portanto, se você ainda não possui a Carteira de Identidade Nacional, não deixe de procurar o órgão responsável em seu estado e solicitar o seu documento. A CIN traz consigo uma série de vantagens que vão além da simples identificação, e você não vai querer ficar de fora dessa evolução.