UEM divulga datas dos Vestibulares 2024
Veja quais são as principais datas dos processos seletivos da UEM
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é uma instituição de ensino pública e gratuita com sede na cidade de Maringá, Paraná.
A instituição oferece uma série de oportunidades e de cursos para os seus alunos, atraindo estudantes de todas as regiões do Brasil por meio do seu processo seletivo.
Se você quer estudar na UEM, deve ficar atento: a instituição acaba de publicar as principais datas dos Vestibulares que serão realizados em 2024 e que permitirão o ingresso dos candidatos aprovados na UEM em 2025.
Dessa forma, para que você saiba quais são as principais datas e consiga participar do processo seletivo, trouxemos um resumo completo sobre os Vestibulares 2024 da UEM. Vamos conferir!
Vestibulares UEM 2024: inscrições começam em breve
Na última segunda-feira, dia 08 de abril, a UEM divulgou informações extremamente importantes sobre os Vestibulares que serão realizados no primeiro semestre de 2024: o Vestibular de Inverno 2024 e o Vestibular 2024/2 (cursos ministrados via EaD).
As inscrições para os dois processos seletivos da UEM irão começar no dia 02 de maio e todos os candidatos poderão se inscrever até o dia 05 de junho de 2024. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente de forma online por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível na página dos Vestibulares da UEM e não será possível realizar a inscrição de outra maneira.
No momento da inscrição, os estudantes deverão indicar algumas informações, como:
- Opção de curso: os candidatos poderão selecionar opções de cursos distintos em ordem de preferência;
- Língua estrangeira: o candidato deverá escolher uma língua estrangeira dentre Espanhol, Francês ou Inglês;
- Modalidade de participação: ampla concorrência ou sistema de cotas;
- Cidade de realização da prova: o candidato deverá escolher uma cidade para fazer a prova do vestibular.
Vestibulares UEM 2024: taxa de inscrição
Os estudantes interessados em participar de um dos dois Vestibulares da UEM deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 185,00. O pagamento da taxa poderá ser realizado até o dia 07 de junho.
Vestibulares UEM 2024: provas
As provas do Vestibular de Inverno 2024 e do Vestibular 2024/2 da UEM serão realizadas no dia 14 de julho de 2024. Os estudantes poderão consultar os locais de prova a partir do dia 14 de julho.
Na última edição do Vestibular de Inverno, as provas foram formadas por 50 questões de múltipla escolha (objetivas) sobre as disciplinas de Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Além disso, os candidatos também escreveram uma redação a partir do tema proposto pela banca examinadora.
Além disso, devemos destacar que os estudantes poderão acessar a imagem digitalizada e da nota da redação no dia 24 de julho de 2024.
Vestibulares UEM 2024: divulgação do resultado
O resultado do Vestibular de Inverno 2024 e do Vestibular 2024/2 da UEM será publicado no dia 02 de agosto de 2024.
É preciso ressaltar que a UEM ainda não divulgou o edital dos processos seletivos, mas o documento deverá ser publicado em breve.
Vestibulares UEM 2024: oferta de vagas
A UEM ainda não divulgou o número de vagas para os Vestibulares 2024. Porém, é muito provável que a instituição destine cerca de 20% das vagas para o sistema de cotas.
Nas últimas edições dos Vestibulares da UEM, puderam concorrer às vagas do sistema de cotas os candidatos que atenderam a pelo menos um dos seguintes requisitos:
- Cursaram as últimas séries do Ensino Fundamental e o Ensino Médio em escola pública;
- Estão inscritos no CadÚnico e possuem renda familiar mensal per capita de até 1/2 salário mínimo ou renda familiar mensal de até 3 salários mínimos.
Vestibular de Verão 2024: provas acontecerão em dezembro
Além das datas do Vestibular de Inverno 2024 e do Vestibular 2024/2, a UEM também divulgou informações importantes sobre o Vestibular de Verão 2024, que irá acontecer no segundo semestre de 2024.
Segundo a UEM, as provas do Vestibular de Verão serão realizadas no dia 15 de dezembro de 2024.