UEMS recebe inscrições para Vestibular 2024 via histórico escolar
A UEMS irá oferecer as vagas remanescentes que ainda não foram preenchidas
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) é uma instituição de ensino superior pública com sede em Dourados, Mato Grosso do Sul.
A instituição oferece uma grande quantidade de opções diferentes para os seus estudantes em termos de cursos de graduação e oportunidades. Assim, não é de se surpreender que a universidade atraia milhares de novos alunos todos os anos.
Os estudantes interessados em estudar na UFMS devem ficar atentos: a instituição está com inscrições abertas para o Vestibular 2024 via histórico escolar.
Dessa forma, para que você consiga realizar a sua inscrição e participar do processo seletivo, separamos um resumo completo com aquilo que você precisa saber sobre o Vestibular 2024 da UEMS, incluindo datas, oferta de vagas e funcionamento. Confira!
Vestibular 2024 UEMS: inscrições estão abertas
Segundo o calendário do processo seletivo, o período de inscrições para o Vestibular 2024 da UEMS começou no dia 28 de fevereiro e todos os candidatos poderão se inscrever até às 23h59 do dia 11 de março.
As inscrições poderão ser efetuadas somente de forma online por meio do preenchimento de um formulário disponível no site da UEMS. Não serão aceitas inscrições realizadas de outras formas.
Poderão participar do processo seletivo via histórico escolar da UEMS somente os candidatos que já concluíram o ensino médio (ou equivalente) ou que puderem comprovar a conclusão do ensino médio (ou equivalente) até a data prevista para entrega dos documentos exigidos para que a matrícula seja efetivada.
A lista de inscrições homologadas poderá ser acessada pelos candidatos no dia 12 de março. Se necessário, os participantes poderão enviar recursos até o dia 14 do mesmo mês.
Ficou com alguma dúvida sobre as inscrições? Acesse o edital do Vestibular 2024 da UEMS e confira mais informações sobre o processo seletivo.
Vestibular 2024 UEMS: taxa de inscrição
De acordo com as informações presentes no edital do processo seletivo, os candidatos não precisarão pagar nenhum tipo de taxa de inscrição para participar do Vestibular 2024 da UEMS. Assim, a inscrição é 100% gratuita.
Vestibular 2024 UEMS: funcionamento do processo seletivo
Conforme indicado no edital do processo seletivo, a UEMS não prevê a realização de nenhum tipo de prova e também não irá utilizar a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para selecionar os candidatos, uma vez que a seleção será baseada somente no histórico escolar do candidato.
A classificação dos participantes será baseada na nota obtida na disciplina de Língua Portuguesa entre as séries cursadas no ensino médio.
Vestibular 2024 UEMS: oferta de vagas
Nesta edição do Vestibular via história escolar, a UEMS irá oferecer vagas para mais de 50 cursos de graduação ministrados em 13 unidades no estado. Dentre os cursos com vagas disponíveis, podemos citar: História, Geografia, Letras, Direito, Teatro, Engenharia de Alimentos, Agronomia, Pedagogia, Administração, Ciências Econômicas, Ciências Biológicas, Turismo, etc.
As vagas serão distribuídas aos candidatos através de duas modalidades: acesso universal (ampla concorrência) e reserva de vagas. As oportunidades direcionadas para a modalidade “reserva de vagas” serão distribuídas da seguinte forma:
- 20% para candidatos/as ao regime de cotas para negros/as (pretos/as e pardos/as) que tenham cursado integralmente o ensino médio em uma escola da rede pública de ensino;
- 10% para candidatos/as ao regime de cotas para Indígenas que tenham cursado integralmente o o ensino médio em uma escola da rede pública de ensino;
- 10% para candidatos/as ao regime de cotas para residentes em Mato Grosso do Sul;
- 5% para pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento (PCD).
Todos os candidatos aprovados no processo seletivo irão ingressar na UEMS ainda no ano de 2024.
Vestibular 2024 UEMS: divulgação do resultado
Por fim, devemos ressaltar que o resultado do Vestibular 2024 da UEMS via histórico escolar será publicado no dia 18 de março.