Unesp divulga 10ª chamada do Vestibular 2024
Veja como consultar os aprovados
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) é uma instituição de nível superior pública que foi fundada no ano de 1976 e que possui diversas unidades no estado de São Paulo.
A Unesp oferece diferentes oportunidades e cursos de excelência para os seus alunos e, dessa maneira, não é de se surpreender que a instituição atraia novos estudantes todos os anos por meio de seus processos seletivos.
Os estudantes que participaram do Vestibular 2024 devem ficar atentos: a Unesp divulgou a décima chamada do resultado do processo seletivo na última segunda-feira, dia 11 de março.
Dessa maneira, para que você consiga acessar o resultado e entender quais deverão ser os seus próximos passos no processo seletivo, separamos um resumo completo sobre o Vestibular 2024 da Unesp. Vamos conferir!
Vestibular Unesp 2024: décima chamada foi publicada
Conforme indicado no calendário oficial do processo seletivo, a Unesp publicou a décima chamada de aprovados do Vestibular na última segunda-feira, dia 11 de março.
Dessa maneira, todos os candidatos poderão consultar a lista com os nomes dos participantes aprovados em segunda chamada no site da Unesp ou no site da Fundação Vunesp, responsável pelo processo seletivo. Será necessário realizar login com os dados cadastrados no momento da inscrição para acessar o resultado.
Ainda está com alguma dúvida sobre a quarta chamada do processo seletivo? Acesse o Manual do Candidato e confira mais informações sobre o Vestibular 2024 da Unesp.
Vestibular Unesp 2024: próximos passos
Todos os estudantes aprovados deverão realizar os procedimentos de matrícula. Para a décima chamada, a matrícula será realizada forma virtual, pelo site da Vunesp ou pelo Sistema de Graduação da Unesp (Sisgrad).
Os candidatos poderão se matricular das 16h de 11 de março às 18h do dia 12. Por fim, na página do Sisgrad os estudantes também deverão acompanhar as próximas convocações para matrícula na Unesp.
Vestibular Unesp 2024: funcionamento do processo seletivo
O período de inscrições para o Vestibular 2024 da Unesp foi encerrado no dia 05 de março e os estudantes interessados puderam se inscrever por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no site da Fundação Vunesp.
Nesta edição do Vestibular da Unesp, as provadas foram divididas em duas etapas diferentes. A primeira fase foi aplicada no dia 15 de novembro e as provas foram compostas por 90 questões de múltipla escolha que irão abordar assuntos diversos estudados ao longo do ensino médio.
A segunda fase, por sua vez, foi aplicada em dois dias: 10 e 11 de dezembro. Nesta etapa, os participantes enfrentaram 36 questões discursivas: 24 questões de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e Matemática e, no segundo dia de provas, 12 questões de Linguagens e a redação.
Vestibular Unesp 2024: oferta de vagas
Também devemos ressaltar que a Fundação Vunesp divulgou dados importantes sobre o processo seletivo, como a concorrência do Vestibular 2024 da Unesp Nesta edição do processo seletivo, 67.430 candidatos se inscreveram para disputar mais de 6 mil vagas para diferentes cursos de graduação ministrados em 24 cidades do estado de São Paulo.
Do total de vagas, 3.748 foram destinadas ao Sistema Universal (SU) e o restante (2.848 vagas) ao Sistema de Reserva de Vagas.
O curso mais concorrido desta edição do Vestibular da Unesp era Medicina, oferecido na cidade de Botucatu/SP. Para esse curso de graduação, 21.690 participantes se inscreveram para as 81 vagas disponíveis, o que representa 267,8 candidatos por vaga.
Além do curso de Medicina, outros cursos também registraram uma relação de candidato/vaga alta. Confira quais foram os cursos mais concorridos desta edição do processo seletivo da Unesp:
- Psicologia, em Bauru: 50,2 candidatos/vaga;
- Ciência da Computação, em Bauru: 41,0 candidatos/vaga;
- Direito, em Franca: 39, 3 candidatos/vaga;
- Ciências Biomédicas, em Botucatu: 28,9 candidatos/vaga;
- Medicina Veterinária, em Botucatu: 27,8 candidatos/vaga;
- Arquitetura e Urbanismo, em Bauru: 22,8 candidatos/vaga;;
- Nutrição, em Botucatu: 22,5 candidatos/vaga.