Unespar publica resultado do Vestibular Complementar 2024
Veja como acessar o resultado
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) é uma instituição de ensino superior pública mantida pelo Governo do Paraná e localizada em Paranavaí, Paraná.
A instituição oferece inúmeras oportunidades e de cursos para os seus alunos, atraindo estudantes de todo o Brasil por meio do seu processo seletivo.
Os estudantes que participaram do processo seletivo da Unespar devem ficar atentos: nesta terça-feira, dia 23 de abril, a Unespar divulgou o resultado do Vestibular Complementar 2024.
Dessa forma, para que você consiga acessar o resultado e entender quais deverão ser os seus próximos passos no processo seletivo, separamos um resumo completo sobre o Vestibular Complementar 2024 da Unespar. Vamos conferir!
Vestibular Complementar Unespar: primeira chamada já está disponível
Conforme havia sido indicado no edital do processo seletivo, a Unespar divulgou o resultado do Vestibular Complementar 2024 nesta terça-feira, dia 23 de abril.
Dessa maneira, todos os estudantes já podem acessar a lista com os nomes dos participantes aprovados em primeira chamada. O documento está disponível em formato PDF e pode ser consultado por meio do site da Unespar. As foram organizadas em ordem alfabética, por campus e por curso.
Devemos ressaltar que, conforme anúncio da Unespar, os candidatos às vagas do Sistema de Cotas para pessoas pretas ou pardas classificados em primeira chamada serão convocados para participar Banca de Heteroidentificação Racial com o objetivo de validar a autodeclaração étnico-racial. O procedimento será realizado nodia 25 de abril de 2024 por meio de videoconferência.
Por fim, todos os candidatos aprovados no processo seletivo deverão realizar os procedimentos de matrícula na Unespar entre os dias 25 e 26 de abril de 2024..
Ainda está com alguma dúvida sobre o resultado? Acesse o edital do Vestibular Complementar 2024 da Unespar e confira mais informações sobre o processo seletivo.
Vestibular Complementar Unespar: inscrições
A inscrições puderam ser realizadas somente de forma online por meio do preenchimento do formulário de inscrição disponível na página dedicada ao Vestibular da Unespar no site da instituição. No momento da inscrição, os estudantes deveriam indicar se desejam concorrer às vagas por meio da modalidade “ampla concorrência” ou pelo sistema de cotas.
Segundo a Unespar, os interessados não precisarão pagar nenhum tipo de taxa de inscrição para participar do Vestibular Complementar 2024. Assim, todos os estudantes puderam participar do processo seletivo de forma 100% gratuita.
Vestibular Complementar Unespar: funcionamento do processo seletivo
Todos os candidatos inscritos no processo seletivo da Unespar participaram de uma prova de redação no dia 07 de abril.
A prova de redação irá começar às 14h e terá duração de 2h30. O texto de cada candidato irá receber uma nota de 0 a 1000. Serão eliminados do processo seletivo os candidatos cuja redação:
- Apresentar qualquer tipo de identificação do candidato;
- For escrita lápis ou caneta com a cor da tinta diferente de azul ou preta;
- Fugir ao tema proposto; Não atender ao limite mínimo e máximo de linhas estabelecido;
- For ilegível.
Além disso, alguns candidatos também poderão realizar outros exames. Os vestibulandos que se inscreverem em cursos que exigem aptidão, como Música, também deverão fazer os Testes de Habilidades Específicas (THE).
Vestibular Complementar Unespar: oferta de vagas
Por meio do Vestibular Complementar 2024, a Unespar ofereceu 661 vagas em diversos cursos de graduação ministrados pela universidade nos campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I (Embap) e CuritibaII-(Fap), Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória.
Dentre os cursos com vagas disponíveis, podemos citar Matemática, História, Geografia, Administração, Ciências Econômicas, Ciências Biológicas, Letras, Serviço Social, etc.
A Unespar irá utilizar o sistema de cotas nesta edição do processo seletivo. Do total de vagas destinadas ao sistema de cotas, será feita a seguinte distribuição:
- 25% das vagas para estudantes em geral;
- 20% das vagas para estudantes pretos e pardos que tenham cursado o ensino médio integralmente em uma escola da rede pública;
- 5% das vagas para pessoas com deficiência, independentemente do percurso de formação (escola pública ou privada).