Aprenda o uso correto de “vem”, “veem” e “vêm” e NUNCA MAIS se engane

Mesmo com tantas provas de concursos públicos se aproximando, inclusive o Enem, será muito fácil se preparar para não cometer enganos

A dúvida entre os termos “vem” e “vêm” é uma das mais comuns da nossa língua portuguesa. No entanto, não é algo com o qual deva se preocupar.

Mesmo com tantas provas de concursos públicos se aproximando, inclusive o Enem, será muito fácil se preparar para não cometer enganos. Com algumas dicas fáceis e simples, você dominará o uso certo de cada uma das formas.

A diferença de “vem” e “vêm” está no sujeito

As palavras ”vem”, “veem” e “vêm” têm a mesma sonoridade, porém, o uso não pode acontecer indiscriminadamente. É muito importante entender como cada termo é formado para não haver problemas, por exemplo, com a concordância verbal, afinal, o verbo tem que concordar com o sujeito. Abaixo, entenderemos entender melhor a forma de usar cada um dos verbos.

Usos das palavras “vem”, “veem” e “vêm”

Quando usar “vem”?

“Vem” é uma conjugação do verbo vir em terceira pessoa do singular. Isso quer dizer que seu uso é para “ela” ou “ele”, ou seja, sujeito no singular. Exemplo:

  • O supervisor vem trabalhar de ônibus.
  • A menina vem todos os dias à biblioteca.

Quando usar “veem”?

“Veem”, usando duas vogais “e”, é uma conjugação do verbo ver em terceira pessoa do plural. Isso quer dizer que seu uso é para “elas” ou “eles”, ou seja, sujeitos no plural. Exemplo:

  • As mulheres veem o desfile boquiabertas.
  • Eles veem vários carros antes de comprar um.

Algo que devemos prestar atenção é que, desde o ano de 2009, com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, a flexão verbal terminada em -eem na terceira pessoa do plural, não recebe mais o acento circunflexo.

Aprenda o uso correto de "vem", “veem” e "vêm" e NUNCA MAIS se engane
Mesmo com tantas provas de concursos públicos se aproximando, inclusive o Enem, será muito fácil se preparar para não cometer enganos – Imagem: Canva

Quando usar“vêm”?

Finalmente, “vêm” é também uma conjugação do verbo vir, mas é a conjugação na terceira pessoa do plural. Isso quer dizer que seu uso é para “elas” ou “eles”, ou seja, sujeitos no plural. Exemplo:

  • Os meninos vêm progredindo no futebol a cada treino.
  • As bailarinas vêm ao teatro para prestigiar outras bailarinas.
  • Eles vêm andando da escola.

Resumo

Agora, conhecendo um pouco mais sobre a distinção entre as três palavras “vem”, “veem” e “vêm”, veja no quadro a seguir, um resumo de quais são as diferenças entre cada uma:

  Ver Vir
Ela/Ele vem
Elas/Eles veem vêm

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.