Veja como CORRIGIR o CPF para garantir o pagamento do Bolsa Família!

Enquanto o CPF estiver em situação irregular, os beneficiários correm o risco de ter o Bolsa Família bloqueado.

A partir deste mês de janeiro, o Bolsa Família passará a emitir alertas para famílias que apresentem irregularidades no CPF ou no Cadastro Único (CadÚnico), indicando a possibilidade de bloqueio do benefício.

Essa iniciativa tem como objetivo orientar os beneficiários a realizarem a devida atualização de informações para manter a regularidade no programa. Confira!

Fiscalização do CPF no Bolsa Família 2024

O retorno dos pagamentos do Bolsa Família em janeiro de 2024 traz consigo a necessidade dos beneficiários atentarem-se às regras e datas de depósitos estipuladas.

O governo, nesse contexto, intensificou a fiscalização para garantir que os recursos sejam direcionados às famílias que verdadeiramente necessitam, excluindo aqueles que não se enquadram nos critérios de recebimento.

Entre as diretrizes a serem seguidas, destaca-se a importância da regularidade do CPF (Cadastro de Pessoa Física) por parte dos beneficiários. Em caso de qualquer irregularidade neste documento, é crucial dirigir-se à Receita Federal para a devida solução do problema.

É essencial frisar que enquanto o CPF estiver em situação irregular, os beneficiários correm o risco de ter o Bolsa Família bloqueado. Se a regularização do documento não ocorrer no prazo de seis meses, o benefício será cancelado.

Contudo, é importante tranquilizar as famílias do Bolsa Família, pois todas as que necessitarem regularizar seus documentos receberão notificações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Dessa forma, é recomendável verificar constantemente as mensagens presentes no extrato de pagamento dos benefícios, bem como nos aplicativos do programa Bolsa Família e do Caixa Tem.

A notificação do Ministério será clara e identificável, comunicando a necessidade de regularização do CPF para evitar bloqueios ou cancelamentos.

A informação estará disponível através de mensagens urgentes, indicando a importância de procurar o setor responsável pelo Bolsa Família e Cadastro Único ou a Receita Federal para regularizar a situação.

Em caso de dúvidas ou para obter mais informações, o beneficiário pode utilizar o Disque Social, discando para o número 121, informando o motivo da mensagem, que, no caso, é CPF irregular, codificado como 59.

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Como corrigir seu CPF imediatamente para manter o Bolsa Família

No mês de dezembro, mais de 21 milhões de famílias receberam uma média de R$ 680 pelo programa Bolsa Família. No entanto, aproximadamente 20 mil pessoas estão enfrentando complicações devido a problemas no CPF e no Cadastro Único (CadÚnico).

Irregularidades no CPF podem surgir devido a questões como dados desatualizados na Receita Federal, falta de justificativa de voto, associação do nome a mais de um CPF, pendências com o Imposto de Renda ou divergência de titularidade.

A verificação e regularização podem ser efetuadas no site da Receita Federal, possibilitando a retomada do Bolsa Família após o bloqueio, uma vez que o CPF seja regularizado.

Os beneficiários são alertados a regularizar sua situação em até seis meses para evitar o cancelamento definitivo do cadastro, com as orientações sendo divulgadas em todo o Brasil.

Como detectar irregularidades no Bolsa Família?

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), os beneficiários com irregularidades receberão notificações por meio do aplicativo do Bolsa Família ou da Caixa Econômica Federal (CEF). Além disso, é possível verificar a situação do CPF da seguinte forma:

  • Acesse o site da Receita Federal;
  • Selecione “Consultar CPF”;
  • Insira o número do documento e a data de nascimento do titular;
  • Clique em “Consultar” para gerar o comprovante de situação cadastral do CPF.

Para evitar bloqueios no Bolsa Família a partir de janeiro, é fundamental atualizar os dados cadastrais em caso de irregularidades. Essa atualização pode ser realizada online, por meio de navegador ou do aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico).

Além disso, a atualização pode ser efetuada presencialmente em unidades da Receita Federal, Correios, Cartórios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica.

Em situações de inconsistências no CadÚnico, é necessário buscar atendimento presencial em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para regularizar a situação e assegurar a conformidade com os requisitos estabelecidos, evitando interrupções nos pagamentos do Bolsa Família.

Passo a passo para regularizar o Bolsa Família:

Para regularizar o CPF online:

  • Acesse o site da Receita Federal;
  • Clique em “Meu CPF”;
  • Em seguida, selecione “Atualizar CPF”;
  • Por fim, clique em “Regularizar CPF”.

Para atualizar informações no CadÚnico:

  • Abra o aplicativo do CadÚnico;
  • Faça login com CPF e senha;
  • Toque em “Atualização cadastral por confirmação”;
  • Selecione a atualização desejada (“Endereço da Família” ou “Composição Familiar”);
  • Confirme ou adicione as novas informações e clique em “Confirmar dados do Cadastro Único”.

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Quem tem direito ao Bolsa Família em 2024?

O Bolsa Família destinado ao ano de 2024 é direcionado a famílias com renda mensal de até R$ 218 por pessoa. Para avaliar a elegibilidade, é necessário somar a renda de todos os membros da família e dividir pelo número de pessoas. Caso o resultado seja inferior a R$ 218, a família preenche os critérios para receber o benefício.

Por exemplo, uma mãe solteira com três filhos pequenos que trabalha como diarista, recebendo R$ 800 por mês, seria elegível para o benefício. Considerando que seus filhos não têm renda e que a renda dela é a única do domicílio, ao dividir os R$ 800 pela quantidade de pessoas na família (4), o resultado é R$ 200, um valor inferior a R$ 218.

Quais são as regras do Bolsa Família em 2024?

Para receber regularmente o Bolsa Família em 2024, é necessário cumprir determinados compromissos nas áreas de saúde e educação. Essas condições incluem:

  1. Realização do acompanhamento pré-natal;
  2. Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
  3. Monitoramento do estado nutricional de crianças menores de 7 anos;
  4. Frequência escolar mínima de 60% para crianças de 4 a 5 anos e de 75% para beneficiários de 6 a 18 anos que não concluíram a educação básica;
  5. Atualização regular do Cadastro Único (pelo menos a cada 24 meses).

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