Veja como você deve usar as palavras proparoxítonas
Confira o resumo que separamos sobre as palavras proparoxítonas
As palavras proparoxítonas são aquelas em que a antepenúltima sílaba é tônica, ou seja, a maior intensidade na pronúncia da palavra está na antepenúltima sílaba.
É fundamental que você domine as principais regras que orientam o uso das palavras proparoxítonas, uma vez que elas podem ser abordadas por questões de português. Além disso, você também deve usar as palavras proparoxítonas da maneira correta para escrever um bom texto.
Para te ajudar, separamos um resumo com tudo que você precisa saber sobre as palavras proparoxítonas e seus usos. Confira!
O que são palavras proparoxítonas?
Ao contrário das palavras oxítonas, cuja sílaba tônica é a última, ou das paroxítonas, que possuem a penúltima sílaba como a mais forte, as proparoxítonas são menos numerosas na língua portuguesa. Além disso, uma característica importantes das palavras proparoxítonas é que todas elas são acentuadas graficamente.
Como mencionado, as palavras proparoxítonas têm a antepenúltima sílaba como a sílaba tônica. Dessa maneira, ao pronunciar essas palavras, a terceira sílaba contando a partir do fim da palavra recebe o acento tônico, ou seja, é falada com maior ênfase em comparação com as demais.
Veja alguns exemplos:
- Médico: mé-di-co (a antepenúltima sílaba “mé” é a tônica);
- Sábado: sá-ba-do (a ênfase está em “sá”).
Palavras proparoxítonas: principais regras de acentuação
Uma das principais regras da acentuação gráfica no português está relacionada às palavras proparoxítonas: todas elas devem ser acentuadas. Dessa forma, tenha em mente que não importa a terminação ou o número de sílabas da palavra: se ela é proparoxítona, o acento gráfico é obrigatório.
Assim, uma boa estratégia é tentar identificar a sílaba tônica da palavra e verificar se é a antepenúltima. Se for, o acento gráfico deve ser usado. A seguir, veja alguns exemplos para que as regras fiquem mais claras:
- Gramática: gra-má-ti-ca
Nesse caso, podemos ver que a sílaba tônica “má” é a antepenúltima, por isso, recebe o acento.
- Árvore: ár-vo-re
Aqui, a sílaba tônica “ár” é a antepenúltima e, por isso, deve ser acentuada.
- Lógico: ló-gi-co
Aqui, a sílaba “ló” é a antepenúltima e deve receber o acento gráfico.
Principais grupos de palavras proparoxítonas
Na língua portuguesa, pode-se dividir as palavras proparoxítonas em diferentes categorias com base em suas terminações. A seguir, veja alguns exemplos de cada uma dessas categorias:
Terminação em “a”
São as palavras proparoxítonas que terminam com a vogal “a” ou “as”. Exemplos:
- Trágica;
- Gramática;
- Túnica.
Terminação em “e”
São as palavras proparoxítonas que terminam com a vogal “e” ou “es”. Exemplos:
- Príncipe;
- Lâmpada;
- Cônsul.
Terminação em “o”
São as palavras proparoxítonas com terminação em “o” ou “os”. Exemplos:
- Lógico;
- Mágico;
- Tóxico.
Terminação em “u”
São as palavras proparoxítonas com terminação em “u” ou “us”. Um exemplo é “Vênus”.
Como você deve ter percebido, todas essas palavras seguem a regra de acentuação obrigatória, independentemente da terminação, todas elas seguem a regra de acentuação obrigatória.
Outros tipos de palavras
Para entender melhor o conceito de palavras proparoxítonas, é importante que você conheça também os dois outros grupos de palavras quanto à posição da sílaba tônica: as oxítonas e as paroxítonas.
As palavras oxítonas são aquelas em que a sílaba tônica é a última. Exemplos: café, cipó, você. Nesse grupo, somente as palavras que terminam em “a(s)”, “e(s)”, “o(s)”, “em”, “ens” são acentuadas.
As palavras paroxítonas, por outro lado, são aquelas em que a sílaba tônica é a penúltima. As palavras paroxítonas seguem regras mais específicas de acentuação, sendo acentuadas quando terminam em certas consoantes ou combinações. Alguns exemplos são: fácil, lápis, tórax.
Como havíamos mencionado, as palavras proparoxítonas sempre recebem o acento gráfico independentemente da terminação.