Vestibular 2024: Fuvest divulga aprovados em 1ª chamada da lista de espera
Candidatos puderam manifestar interesse entre 26 e 27 de fevereiro
O Vestibular da Fuvest, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular, é um dos mais disputados de todo o país. O processo seletivo permite o ingresso dos participantes aprovados à USP, Universidade de São Paulo.
Todos os candidatos que participaram manifestaram interesse em participar da lista de espera do Vestibular 2024 da Fuvest devem ficar atentos: a primeira chamada já pode ser acessada.
Dessa forma, para que você possa acessar o resultado e entender quais deverão ser os seus próximos passos no processo seletivo, trouxemos um resumo completo sobre o Vestibular 2024 da Fuvest. Vamos conferir!
Vestibular Fuvest 2024: resultado da lista de espera já está disponível
Conforme indicado no cronograma oficial do processo seletivo, a primeira chamada da lista de espera do Vestibular 2024 da Fuvest foi divulgada nesta segunda-feira, 04 de março.
O resultado foi divulgado em formato PDF e está disponível no site da Fuvest. A primeira chamada foi organizada em ordem alfabética e não é necessário realizar login no site com e-mail ou CPF para acessar o documento.
Ficou com alguma dúvida sobre o resultado da lista de espera? Acesse o Manual do Candidato do Vestibular 2024 da Fuvest e consulte mais informações sobre o processo seletivo.
Vestibular Fuvest 2024: próximos passos
Segundo as informações divulgadas pela Fuvest, todos os candidatos aprovados em primeira chamada em lista de espera deverão realizar os procedimentos de pré-matrícula virtual a partir das 8h desta terça-feira, 05 de março. O prazo será encerrado às 12h desta quarta, 06 de março.
Além disso, devemos destacar também que o período de efetivação de matrícula virtual começa às 8h do dia 25 de março e será encerrado às 16h do dia 26 de março.
Por fim, segundo o calendário divulgado pela Fuvest, a segunda chamada da lista de espera será publicada no dia 11 de março, enquanto a terceira listagem será disponibilizada no dia 18 de março.
Vestibular Fuvest 2024: funcionamento do processo seletivo
O Vestibular 2024 da Fuvest foi aplicado em duas fases. A primeira etapa aconteceu no dia 19 de novembro, enquanto as provas da segunda fase foram aplicadas nos dias 17 e 18 de dezembro de 2023.
A primeira etapa do processo seletivo consistia em questões de múltipla escolha sobre disciplinas estudadas ao longo do ensino médio. A segunda fase, por sua vez, foi formada por 22 questões dissertativas e por uma proposta de redação. O tema da redação do Vestibular 2024 da Fuvest foi: “Educação básica e formação profissional: entre a multitarefa e a reflexão”.
Além disso, alguns candidatos também participaram das provas de habilidades específicas (como no caso dos cursos de Artes Cênicas, Música e Arte Visual) entre os dias 03 e 06 de janeiro de 2024.
É válido lembrar que a primeira chamada do Vestibular 2024 da Fuvest foi no divulgada no dia 22 de janeiro e a segunda chamada, por sua vez, no mês de fevereiro. O resultado está disponível e pode ser acessado no site da Fuvest, sem necessidade de login ou cadastro na plataforma.
Vestibular Fuvest 2024: lista de leituras obrigatórias
A Fuvest selecionou obras literárias que deveriam ser lidas por todos os candidatos. As obras foram cobradas nas questões de literatura e outras disciplinas na primeira e na segunda fase do Vestibular 2024.
Veja quais foram as obras selecionadas para o Vestibular 2024 da Fuvest:
- Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles;
- Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga;
- Quincas Borba, de Machado de Assis;
- Angústia, de Graciliano Ramos;
- Dois irmãos, de Milton Hatoum;
- Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade;
- Mensagem, de Fernando Pessoa;
- Nós matamos o cão tinhoso!, de Luís Bernardo Honwana;
- Campo Geral, de Guimarães Rosa.
Vestibular Fuvest 2024: mais de 8 mil vagas foram oferecidas
Segundo os dados divulgados, 114.432 estudantes participaram do processo seletivo da Fuvest e disputaram mais de 8 mil vagas.
Do total de vagas, 4.888 vagas foram destinadas aos candidatos que optarem pela modalidade “ampla concorrência”. Além disso, 2.053 foram direcionadas aos candidatos de escola pública (EP) e as 1.206 vagas restantes, por sua vez, foram destinadas aos participantes EP/PPI.