Vestibular 2025: ITA recebe pedidos de isenção até esta segunda-feira (20)

Ainda dá tempo de solicitar o benefício

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição de ensino superior pública renomada da Força Aérea Brasileira (FAB). 

vestibular que permite o ingresso dos candidatos selecionados ao ITA é um dos mais concorridos de todo país. Dessa maneira, os estudantes que pretendem participar do processo seletivo devem começar a se preparar com antecedência.

Os estudantes que querem estudar no ITA devem ficar atentos: os pedidos de isenção da taxa de inscrição para participar do Vestibular 2025 serão recebidos pela instituição somente até esta segunda-feira, dia 20 de maio.

Assim, para que você ainda consiga solicitar o benefíci, separamos um resumo completo sobre o Vestibular ITA 2025. Confira!

Vestibular ITA 2025: prazo para solicitar isenção da taxa termina nesta segunda (20)

Conforme havia sido indicado no calendário oficial do processo seletivo, os pedidos de isenção da taxa de inscrição serão recebidos pelo ITA até esta segunda-feira, 20 de maio.

Nesta edição do processo seletivo, poderão solicitar a isenção da taxa os estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional, e os candidatos que são doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Os pedidos deverão ser enviados de forma online por meio do preenchimento de um formulário no site do ITA. Não serão aceitas solicitações feitas de outras formas.

Os resultados dos pedidos enviados pelos estudantes será divulgado pelo ITA no dia 31 de maio. Os participantes que não solicitarem a isenção ou que não forem contemplados pelo benefício deverão pagar uma taxa de inscrição para participar do processo seletivo do ITA.

Ficou com alguma dúvida sobre os pedidos de isenção? Confira mais informações no edital de isenção da taxa do ITA.

Vestibular ITA 2025: outras datas importantes

Os estudantes poderão se inscrever no Vestibular 2025 do ITA entre os dias 03 de junho e 17 de julho de 2024. As inscrições poderão ser realizadas através do preenchimento de um formulário disponível no site do ITA.

As provas do processo seletivo serão realizadas em duas fases. A primeira etapa, composta pelo exame de escolaridade com questões objetivas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês, será realizada no dia 13 de outubro, das 13 às 18h. 

A segunda fase, com questões dissertativas de Matemática, Química e Física e uma proposta de redação, será aplicada entre os dias 05 e 08 novembro de 2024, das 13h às 17h. 

A terceira fase, por sua vez, será composta pela Inspeção de Saúde, Análise Psicológica, Exame Toxicológico e Heteroidentificação.

Vestibular ITA 2025: mudanças no processo seletivo

O Vestibular 2025 do ITA será afetado por importantes mudanças.

Dentre elas, podemos destacar que o Vestibular 2025 não cobrará livros obrigatórios dos candidatos. Assim, os estudantes não deverão ler uma lista de livros para o Vestibular.

Mas, a ementa da prova de Língua Portuguesa e Literatura do Vestibular 2025 do ITA destaca que é esperado que os estudantes tenham contato “com obras canônicas de diferentes períodos das Literaturas brasileira e portuguesa”. Além disso, a banca espera que os estudantes possuam “a capacidade de análise e interpretação de textos em diferentes gêneros, como também a compreensão das obras em seu contexto cultural e histórico”.

ITA
As provas do Vestibular do ITA não terão mais lista de livros obrigatórios. Imagem: Curso Interseção/Reprodução

Diversas obras importantes para a literatura brasileira e para a literatura portuguesa são citadas na ementa de Língua Portuguesa e Literatura. Dessa maneira, é importante que os estudantes estejam familiarizados com os livros mencionados.

Além da ausência de uma lista de obras obrigatórias, outras mudanças foram anunciadas. A prova de Língua Portuguesa e Literatura do Vestibular 2025 do ITA, por exemplo, terá outras novidades, como a inserção de textos com temas da atualidade nas questões.

Também foi anunciado que algumas questões da prova poderão abordar áreas específicas da disciplina de Língua Portuguesa, como sintaxe, morfologia, semântica, estilística, etc.

Além da ementa de Língua Portuguesa e Literatura, o ITA também publicou a ementa da prova de redação do Vestibular 2025. Foram fornecidas diversas informações sobre como os estudantes deverão redigir o texto na prova.

A prova de redação do ITA estará presente na segunda fase do processo seletivo e será realizada somente pelos participantes que foram aprovados na primeira etapa do Vestibular 2025. Os participantes deverão escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema proposto pela banca.

A nota máxima na redação do ITA é de 10 pontos. Conforme anunciado, os critérios utilizados para a correção serão os seguintes:

  • Tema: de 0 a 2 pontos. Os corretores avaliam a capacidade do candidato de interpretar e entender a proposta da banca;
  • Tipo de texto: de 0 a 2 pontos. Está relacionado com a capacidade argumentativa do candidato.
  • Coerência: de 0 a 2 pontos. Avalia-se o a coerência entre as frases e parágrafos do texto;
  • Coesão: de 0 a 2 pontos. É avaliada a associação entre os pensamentos, frases e parágrafos. É avaliada também a habilidade do candidato de usar mecanismos linguísticos para conectar os próprios argumentos;
  • Modalidade: de 0 a 2 pontos. Avalia-se o uso correto do texto dissertativo-argumentativo.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.