Vestibulares 2024: dicas para controlar a ansiedade durante os estudos
Use as estratégias a seguir para impedir que a ansiedade afete o seu desempenho
Neste momento, muitos estudantes de todas as partes do Brasil estão estudando para enfrentar as provas dos vestibulares, que acontecem no final do ano. Nós sabemos que muitos vestibulandos acabam sofrendo com ansiedade durante a preparação para as provas, o que pode ser um grande problema.
Dessa maneira, para te ajudar a controlar a sua ansiedade, separamos um resumo com dicas que irão te ajudar a entender como enfrentar os vestibulares com menos ansiedade. Vamos conferir!
Comece a se preparar com antecedência
Um dos principais motivos que provocam a ansiedade dos estudantes durante o período de preparação para os vestibulares é a sensação de que eles ainda não conseguiram estudar o suficiente para enfrentar determinada prova. Mas, existe uma solução para esse problema.
Nesses casos, a melhor estratégia é começar a se preparar e a estudar com antecedência. Se possível, organize um cronograma de estudos para que o seu tempo disponível seja distribuído da melhor forma possível. Assim, você conseguirá estudar tudo aquilo que precisa e se sentirá menos ansioso e despreparado no dia do exame.
Inclua períodos de descanso no seu cronograma
Os estudantes devem ter em mente que a sobrecarga e o cansaço durante o período de preparação para os vestibulares são os principais culpados pela ansiedade e o estresse. Dessa forma, é fundamental que você também inclua períodos de pausa e descanso no seu cronograma de estudos.
Tenha em mente que a qualidade dos seus estudos é tão importante quanto a quantidade e, dessa forma, você precisa estar com o corpo e a mente descansados para ser capaz de estudar de forma eficiente.
Para evitar o cansaço excessivo e a consequente queda do seu desempenho, inclua descansos frequentes no seu plano de estudos. Além disso, busque entender como conciliar os estudos com os momentos de lazer ao longo da sua preparação.
Evite a autocobrança
A autocobrança excessiva pode ser o seu maior inimigo, uma vez que ela gera a ansiedade e o estresse.
Ao longo da sua preparação, você não precisa estudar em excesso, basta estudar todo o conteúdo que poderá ser cobrado nas provas do seu interesse. Para evitar a autocobrança, é importante criar metas realistas dentro dos seus estudos.
Além disso, também é importante que você evite comparações com outros estudantes, uma vez que elas poderão aumentar ainda mais a sua autocobrança. Tenha em mente que cada estudante possui o seu próprio ritmo e suas próprias habilidades e o desempenho de outro candidato não tem nada a ver com o seu. Dessa forma, busque focar nos seus próprios estudos e evite comparações com os outros.
Cuide da sua saúde mental e física
Muitos estudantes se esquecem de que cuidar da própria saúde mental e física durante o período de preparação para os vestibulares é tão importante quanto os estudos das disciplinas que serão estudadas.
Dessa maneira, mesmo que a preparação para os vestibulares seja complexa e estressante, é fundamental que você procure se alimentar de forma saudável, dormir o suficiente, praticar atividades físicas regularmente, descansar, se divertir e passar tempo com família e colegas. Não se esqueça de que equilibrar o estudo com descanso e lazer é possível e poderá aumentar a sua produtividade durante os estudos.
Pratique a autoconfiança
Por fim, devemos ressaltar que praticar a autoconfiança é muito importante para que você consiga lidar com a ansiedade e o estresse ao longo do processo de preparação para o vestibular. Dessa maneira, tente incluir momentos no seu plano de estudos para enxergar as habilidades que você desenvolveu, a sua evolução nos estudos, os assuntos que você está aprendendo, etc.