“Viajem” ou “viagem”: qual está correto?
Entenda qual expressão está correta
Muitos brasileiros não sabem usar as expressões “viajem” e “viagem” da forma correta, uma vez que elas são muito semelhantes.
Porém, entender a diferença entre essas duas expressões é fundamental para evitar erros em questões de português das principais provas do país, como os concursos, os vestibulares e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Além disso, usar “viajem” e “viagem” corretamente é importante para que você consiga escrever uma redação de qualidade e que esteja de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
Assim, para te ajudar, trouxemos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões “viajem” e “viagem”. Vamos conferir!
“Viajem” ou “viagem”: você sabe qual expressão está correta?
Como mencionamos, as expressões “viajem” e “viagem” são muito semelhantes e provocam dúvidas entre os estudantes.
Mas, devemos destacar que, embora as duas palavras existam na língua portuguesa, existem diferenças significativas entre “viajem” e “viagem. A seguir, entenda quando cada uma dessas palavras deve ser utilizada e as principais regras que regem o uso de cada uma dela.
Viajem: conheça os principais usos
“Viajem” é uma forma verbal e deve ser usada em situações onde o verbo “viajar” precisa ser conjugado no subjuntivo ou no imperativo, tempos verbais que são usados para expressar desejos, pedidos ou hipóteses.
A seguir, conheça alguns dos principais usos de “viajem”:
Presente do Subjuntivo: esse tempo verbal pode ser usado para indicar uma ação que é desejada ou que não é certa. No caso de “viajem”, é a conjugação na terceira pessoa do plural. A seguir, veja um exemplo:
- Espero que Marcos e Carlos viajem logo, pois eles merecem se divertir.
Imperativo afirmativo: esse tempo verbal é usado para dar uma ordem ou fazer um pedido. Nesse caso, “viajem” pode ser usado no imperativo afirmativo plural. Veja um exemplo:
- Viajem pelo caminho mais rápido.
- Desejo que vocês dois viajem e aproveitem o feriado.
- Viajem todos juntos para economizar.
Como podemos perceber por meio da análise dos exemplos, “viagem” é um verbo e, dessa forma, deve sempre concordar com o sujeito da frase.
Viagem: veja quais são os principais usos
“Viagem” é um substantivo feminino que pode ser usado quando queremos nos referir ao ato de viajar, ou seja, à deslocação de um lugar para outro.
É importante destacar que “viagem” ser usado em vários contextos, como uma viagem física ou uma viagem metafórica.
- A viagem foi uma ótima experiência.
- A viagem de férias para o Caribe foi inesquecível.
Nesses exemplos, “viagem” está sendo usado para indicar uma viagem física, ou seja, de um lugar para o outro.
- A leitura do livro de filosofia foi uma verdadeira viagem de autoconhecimento.
Nesse exemplo, por sua vez, “viagem” está sendo usado para indicar uma viagem metafórica, ou seja, que não envolve o deslocamento físico de um lugar para outro.
“Viajem” e “viagem: erros frequentes
O erro mais frequente envolvendo o uso de “viajem” e “viagem” é o uso de “viajem” quando o objetivo é se referir ao substantivo “viagem”. Veja um exemplo:
- Incorreto: A nossa viajem de formatura foi muito legal.
- Correto: A nossa viagem de formatura foi muito legal.
Para evitar erros, lembre-se que “viajem” pode ser considerado um verbo e “viagem” deve ser usado como substantivo.
A maneira mais fácil de evitar a confusão entre as duas palavras é analisar o contexto em que cada uma das duas expressões deve ser usada e memorizar as regras que regulam o uso de “viajem” e “viagem”. Além disso, também é recomendável que você pratique a escrita e a leitura para memorizar as regras de ortografia mais facilmente.