Você conhece o Catar, país da Copa do mundo de Futebol de 2022?
Dia 20 de novembro de 2022, começou o evento pelo qual a maior parte de todo o planeta esperava: a Copa do Mundo de 2022, no Catar, país do Oriente Médio.
Mesmo entre aqueles que não são muito fãs de futebol, a Copa de 2022 é um grande evento, porque ela marca alguns fatos sem precedentes.
Primeiro, é um grande evento que surge em um contexto global pós-covid19.
Segundo, é a primeira Copa do Mundo, em um país mulçumano, e isso é extremamente importante, para quebrarmos preconceitos e paradigmas sobre essa religião, e sobre os países que seguem ela.
No caso, o país é o Catar. O que você sabe sobre ele?
Catar: uma península
O Catar está em uma península, ou seja, é uma enorme parte de terra, cercada pelo mar, mas ainda ligada ao continente.
A Geografia do país é praticamente toda desértica, e a fauna e flora são de animais desse meio ambiente. Entretanto, o país é um caso raro de deserto que chega até o mar.
Catar: das origens antigas à Independência
O país-sede da copa de 2022 é o Catar, também escrito como Qatar, por questões de pronúncia, e a origem do nome vem de um importante porto comercial da região.
No Ocidente, temos referências à nação – já com esse nome – em textos do historiador romano Plínio, o Velho (23-79 d.C.), porém, arqueólogos já encontraram ali artefatos mesopotâmicos de aproximadamente 6000 anos antes de Cristo.
Em mapas do polímata grego Cláudio Ptolomeu (98-168), de meados do segundo século cristão já encontramos referências ao Catar. Desde o século 6, a península tem fama, no Oriente Médio, como um importante centro de criação de camelos e cavalos.
Sendo alvo de disputas entre nações islâmicas nos anos seguintes, em 1515, a região passou a ser administrada por Portugal, porém, em 1550, os habitantes de parte da região preferiram integrar o Império Otomano
Após a Primeira Guerra (1914-1918), com a divisão do Império Turco Otomano, o Catar passou a ser um protetorado britânico, regido pelo xeique al-Thani.
Em 1968, porém, os ingleses se retiraram da região e o Catar passou a fazer parte de uma federal de países do Golfo Pérsico, até sua independência em 1971.
Economia e Cultura
O país, atualmente, é uma monarquia absolutista, com leis pautadas nas leis morais islâmicas – o Sharia – e o governante é o xeque Tamim bin Hamad al-Thani. Vale dizer que a família al-Thani é aquela que, em 1918 se alinhou aos britânicos.
A língua oficial é o árabe, a capital do país é Doha, e a moeda local é o Rial.
O país tem aproximadamente 2,8 milhões de habitantes, porém, tem um PIB de mais de 350 bilhões de dólares, devido às suas reservas de petróleo, bem como sua produção de gás natural.
Nos esportes, o futebol é a atividade esportiva mais popular, e o país já sediou a Copa da Ásia por duas ocasiões – 1988 e 2011.