Você conhece o Sistema B? Como implementar isso nos seus negócios?

Hoje em dia se fala muito em sustentabilidade e equidade no mundo corporativo. Muitas empresas, de cosméticos ou de alimentos, por exemplo, usam esse discurso em suas campanhas. E por quê?

Porque nos últimos anos, tem acontecido uma conscientização sobre a necessidade de adotar um modelo de negócios sustentável e igualitário com pessoas de todos os gêneros e etnias.

Isso é, amparado por valores como respeito ao meio ambiente, combate a misoginia e disparidade salarial, preservação da fauna e flora local, práticas de reciclagem, respeito aos povos nativos e comunidades tradicionais.

Em termos mais grosseiros: ser ecológico e valorizar o capital humano vende.

Entretanto, como saber quem é ecológico DE VERDADE e quem SÓ DIZ que é ecológico? Para saber isso e não ser enganado, uma boa alternativa é procurar por empresas que tenham o Certificado B.

 

Minha empresa pode participar?

Depende. Se for uma empresa tiver menos de um ano, e/ou ligada a indústria do tabaco ou a indústria bélica, não. São indústrias em que o cores business desconsidera questões socioambientais.

 

Benefícios do Sistema B

O Sistema B é uma série de práticas e ações, que uma empresa deve tomar, para ganhar o Certificado B. O B se refere a Benefícios, e aqui podemos pensar em benefícios para o meio ambiente e para os seres que fazem parte dele.

Esse certificado é emitido pela empresa americana sem fins lucrativos, chamada B Lab, e é reconhecido no mundo todo. Ou seja, ganhar um Certificado B internacionaliza o porte da empresa, em termos de sustentabilidade.

Para uma empresa conseguir isso, tudo começa com um minucioso cadastro feito no site da empresa. Esse cadastro vai considerar questões trabalhistas e ambientais dos mais diversos tipos, como o número de mulheres empregadas, ações trabalhistas que a empresa enfrenta ou enfrentou, o tipo de serviço etc.

Vale ressaltar que todas as informações são confidenciais, e devem ser comprovadas, e vão gerar uma pontuação. Essa pontuação é um pré-requisito para a empresa ter continuidade no processo, e se sua empresa não atingir ela, você pode corrigir as deficiências apontadas e tentar de novo.

Então, começa um processo mais longo, que leva no mínimo seis meses, a depender do tamanho da empresa, e envolve a conferência das informações, e reuniões entre os membros do B Lab e da empresa que pleiteia o certificado.

 

Conseguindo o Certificado B

Após a empresa conseguir o Certificado B, ela começa a ter algumas obrigações para e com o B Lab. A primeira é pagar a taxa anual, que varia, a depender do rendimento da empresa.

A segunda obrigação, evidentemente, é manter as ações que a levaram a ser certificada. A validade do certificado é de aproximadamente 3 anos, e, após esse período, um novo processo de verificação é iniciado.

A ideia do B Lab é que aconteçam aprimoramentos anuais. Por isso, a revalidação se faz necessária. Além disso, anualmente, empresas já certificadas são escolhidas randomicamente para passar por uma avaliação.

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