Você conhece os esportes tradicionais de outros países?

Futebol basquete ou vôlei são esportes traicionais. Mas são Recentes. Conheça alguns esportes tradicionais bem antigos!

Quando vamos falar em esportes tradicionais, muitas pessoas focam em futebol, handebol ou basquete. São esportes, de fato, bem tradicionais,com pelo menos 100 anos de fundação.

Entretanto, esses esportes não são  os únicos do mundo. E, vale dizer, nem são os esportes mais tradicionais do mundo. Quando pensamos em tradições esportivas, há diversas delas, praticadas desde tempos imemoriais.

E estamos nem nos referindo às Olimpíadas. Mas, para além do contexto greco-romano, há diversas outras práticas, tais como corridas, esportes que misturam corrida de cavalo e bolas, armas e lutas, dentre outros.

Você conhece os esportes tradicionais de outros países? Veja eles em nosso artigo!

 

Esporte Surgimento Descrição Básica Regras Principais
Capoeira Povos africanos escravizados no Brasil, a partir do século XVII. Luta com movimentos semelhantes a dança, envolvendo golpes com os pés. Nas competições, o lutador que se desequilibrar e for ao chão “perde”.
Ulama Povos mesoamericanos (maias e astecas), tempos ancestrais. Jogo de bola de cunho religioso, praticado com os quadris A bola é arremessada sem o uso das mãos ou pés, marcando pontos ao passar por alvos específicos.
Sepak Takraw Sudeste Asiático (Tailândia/Malásia), há mais de 500 anos. Tipo de vôlei, mas com o uso dos pés. Tradicionalmente, se usa uma bola de bambu. Semelhante às regras de vôlei.
Kabaddi Sul da Ásia (Índia/Bangladesh), em tempos pré-históricos. Jogo de equipes, de quadra, envolvendo corrida e bloqueios. Variando conforme o  país. De maneira geral, o jogador de uma equipe precisa atravessar a quadra oponente, repetindo “Kabaddi”, evitando de ser tocado.
Arremesso de Bumerangue  Austrália, formalizado a partir do século 20 Competição de arremesso de bumerangue. A depender da modalidade, o bumerangue precisa acertar alvos específicos, ou voltar a mão do arremessador em menor tempo.
Pelota Mixteca Indígenas mexicanos, origem ancestral Jogo onde os desportistas atiram bolas, usando luvas especiais. Semelhante ao tênis, a bola precisa ser rebatida de um campo ao outro, usando-se apenas as luvas.
Arremesso de tronco Escócia, registrado primeiro em 1574 Jogo de força e habilidades manuais O jogador precisa levar um tronco pesado, de uma área a outra, e arremessá-lo de forma que o tronco gire em seu próprio eixo vertical, e caia sob certa distância.
Lacrosse Nativos norte-americanos, origem pré-histórica Esporte de equipes, em que bolas são arremessadas com bastões. Os times usam bastões para a bola e marcar gols.
Haka Pei Ilha de Páscoa, origem pré-histórica. Competição onde participantes deslizam em troncos em encostas. Competição de velocidade.
Savika Madagascar, origem pré-histórica. Tourada, feita sem uso de cavalos. O objetivo é agarrar o touro pelas mãos, por um longo tempo.
Kyykkä Finlândia, possivelmente, no século XIX. Jogo onde o esportista arremessa um bastão em pinos numerados. Pode ser jogado em equipes, com somatória de pontos
Buzkashi Ásia central (Mongólia, Cazaquistão e entornos), de origem provável no século X. Jogo de equipes montadas. Os cavaleiros ficam disputando o corpo de uma cabra morta, que deve ser atirada em um fosso, a depender da versão.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.