Você deve estudar ESTES tópicos de Sociologia para o ENEM 2024
Veja quais são eles e turbine os seus estudos
As provas da próxima edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) serão aplicadas em breve. Assim, os estudantes estão buscando formas de aproveitar os últimos momentos de preparação para a prova.
No primeiro dia de provas do ENEM, os estudantes deverão enfrentar a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Além de outras disciplinas, a prova irá conter questões de Sociologia.
As questões dessa disciplina podem abordar diversos tópicos, mas existem temas que são cobrados com muita frequência e que você não pode deixar de revisar antes do ENEM.
Assim, para te ajudar a turbinar os seus estudos na reta final, separamos um resumo com os tópicos de Sociologia que você não pode deixar de estudar ou revisar para o ENEM 2024. Vamos conferir!
Os movimentos sociais
Os movimentos sociais são ações coletivas organizadas com o objetivo de promover mudanças ou resistir a determinadas políticas ou condições sociais. Eles são frequentemente motivados por desigualdades e injustiças percebidas na sociedade.
No ENEM, as questões sobre movimentos sociais podem abordar tanto exemplos históricos como aqueles contemporâneos. Em especial, estude coma atenção o movimento operário, o movimento feminista, o movimento negro, o movimento ambientalista e os movimentos de luta por direitos civis e sociais.
O pensamento de Auguste Comte
Auguste Comte é considerado o pai da sociologia. O pensador elaborou essa disciplina ao afirmar sobre a necessidade de analisar a organização da sociedade e o seu modo de funcionamento para reestabelecer a ordem da França do século XIX.
O sociólogo, membro do Positivismo, foi um defensor do cientificismo e da necessidade da valorização da ciência como chave para o progresso da sociedade.
O pensamento de Zygmunt Bauman
Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, é frequentemente abordado pelas questões de Sociologia do ENEM.
Dessa forma, os estudantes devem estudar as principais ideias de Bauman, que envolvem os conceitos de modernidade, globalização e liquidez das relações sociais na sociedade contemporânea.
Vale ressaltar também a importância do conceito de “modernidade líquida”, criado pelo sociólogo para descrever uma sociedade caracterizada pela fluidez e transitoriedade, onde as identidades são instáveis e estão em constante mudança.
Cultura e contracultura
No ENEM, o termo “cultura” pode ser usado em referência à valores, crenças, tradições e comportamentos de um grupo.
A contracultura, por sua vez, é um movimento cultural que age em oposição às uma cultura dominante. Os principais movimentos de contracultura surgiram na década de 60, como resposta à expansão da cultura americana. Esses movimentos, como o movimento hippie, propunham novas formas de cultura que valorizassem a liberdade, a igualdade e a diversidade.
O trabalho
O trabalho é outro tema frequentemente cobrado no ENEM. A sociologia do trabalho estuda as relações de trabalho e o impacto do trabalho na vida dos indivíduos.
Em relação ao Brasil, as questões podem abordar a relação entre o trabalho, a precarização, as desigualdades e as transformações no mercado de trabalho. Além disso, é importante que você entenda também as principais discussões sobre os direitos dos trabalhadores e a evolução das leis trabalhistas.
Pensamento de Émile Durkheim
Émile Durkheim foi um sociólogo francês que desenvolveu a teoria da solidariedade social. Durkheim argumentava que a união da sociedade é baseada em valores compartilhados, que podem ser impactos pelo surgimento de eventos anômalos.
Principais ideias de Max Weber
Max Weber foi um sociólogo que analisou a relação entre religião e economia, argumentando que o protestantismo influenciou o desenvolvimento do capitalismo, uma vez que que incentivava o trabalho e a busca pelo sucesso material.
Além disso, Weber criou conceito de “ação social” para argumentar que as ações cotidianas dos indivíduos são influenciadas pela sociedade em que esses vivem. Dessa forma, o pensador afirmava que o ser humano age conduzido pela vida em sociedade, ainda que de forma inconsciente.