Você sabe como fazer networking pelo LinkedIn? Confira 5 dicas imbatíveis

 

Embora mandar mensagens pelo LinkedIn pareça simples, iniciar e manter conversas promissoras pela rede social de networking não é uma ação tão fácil. Como todo meio de comunicação, a rede também tem suas regras, mais ou menos implícitas.

Portanto, conhecê-las pode fazer toda a diferença, na hora de fechar negócios.

Isso incluí as mensagens que você envia. A primeira regra, claro, é um português impecável. Porém, ser formal ou técnico demais, nem sempre ajuda.

Existem algumas fórmulas, de fazer marketing pessoal, para usar em mensagens que são imbatíveis, na hora de gerar engajamento.

Confira quais são elas:

 

1.      Encontrando pontos em comum

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Por mais que o LinkedIn seja uma rede social com inúmeras possibilidades profissionais, um bom networking surge de trocas com pessoas que tenham vivências e trabalhos próximos ao seu.

Assim, a primeira forma de você criar uma rede de relacionamentos consistente é identificando pontos em comum, com as pessoas com quem você troca mensagens.

Pontos em comum geram identificação, afinidade. Ou seja, você começa a criar pontes com seu destinatário, e nas trocas de projetos e planejamentos, você começa a ampliar seu repertório profissional.

 

2.      Produza conteúdos sobre seu trabalho

Muitas pessoas vão escrever textos sobre suas áreas profissionais. Agora, sobre sua expertise, isso apenas você é capaz de fazer. E esse é o grande trunfo, para gerar engajamento e ter um bom networking.

Se pergunte: o que sua empresa tem de diferencial? O que sua formação profissional traz de inovador e criativo? Em que pontos seu currículo se destaca?

Essas sãos as pautas nas quais você precisa focar, na hora de criar conteúdo para a rede.

 

3.      Traduza seu conteúdo para outras línguas

Ter o seu conteúdo em outras línguas é vital, para você conseguir criar conexões mundo afora. Além disso, você pode fazer networking com empresas internacionais que estejam no Brasil.

Já, para quem almeja uma carreira internacional, necessariamente precisa do inglês. Se você quer começar com “os vizinhos”, adicione conteúdos, também, em espanhol.

Não é uma tarefa difícil. Mas ela exige um pouco de conhecimento específico das línguas em que você for escrever, porque a rede não traduz automaticamente os conteúdos.

 

4.      Participe de Grupos do LinkedIn, mas não apenas como ouvinte

Os Grupos são essenciais, principalmente se você quiser fazer um bom branding da sua empresa. Eles funcionam como fóruns, tanto para anúncios, propriamente ditos, quanto para debates.

Mas esqueça a ideia de “brigar” na internet. Os Grupos têm um sentido profissional. Ou seja, os debates são no sentido de você aprender novos conceitos, conhecer cases de sucesso (e fracasso) e afins.

 

5.      Personalize seu perfil

Personalizar um perfil no LinkedIn não é fazê-lo ser “seu currículo”. Mais do que isso, é tornar ele uma referência em, em termos de business.

Para tanto, há diversos procedimentos a seguir. Usar fotos que representem você (profissionalmente) e seus valores, criar um URL único, escrever um resumo potente e usar títulos profissionais envolventes, são algumas dicas.

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