Você sabe como o plural de substantivos compostos funciona?

Veja as principais regras

Os substantivos compostos são formados por duas ou mais palavras. Entender as regras que orientam o plural desses substantivos pode ser um desafio para os estudantes brasileiros. 

Porém, saiba que questões sobre o tema podem aparecer em provas, como nos concursos, nos vestibulares e no ENEM 2024. Além disso, você também deve ser capaz de usar o plural de substantivos compostos da maneira correta para melhorar a sua comunicação e escrita.

Assim, para te ajudar, trouxemos um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o plural de substantivos compostos. Confira!

O que são substantivos compostos?

Os substantivos compostos são formados pela união de dois ou mais elementos, que podem ser substantivos, adjetivos, verbos ou outros elementos da língua. A união de dois ou mais elementos gera um novo significado, que pode ser diferente dos significados individuais dos componentes.

Substantivos
Saiba como usar o plural de substantivos compostos. Imagem: Pexels/Reprodução

Vale destacar que a formação do plural de substantivos compostos pode acontecer de diversas formas dependendo da estrutura que compõe o termo, e essa variação é regida por algumas regras gerais. A seguir, vamos conhecer as principais regras que orientam a formação do plural de substantivos compostos.

1) Plural do primeiro elemento

Uma das principais regras na formação do plural de substantivos compostos é o pluralização do primeiro elemento, principalmente quando este é um substantivo ou um adjetivo.

Nesses casos, apenas o primeiro elemento deve ser flexionado para o plural e a segunda palavra, por sua vez, precisa permanecer no singular. A seguir, veja alguns exemplos:

  • Singular: Passatempo. Plural: Passatempos
  • Singular: Guarda-chuva. Plural: Guarda-chuvas
  • Singular: Corta-vento. Plural: Corta-ventos

Nos exemplos que trouxemos, o primeiro elemento do composto é alterado para o plural, enquanto o segundo permanecer no singular.

2) Plural do segundo elemento

O plural do substantivo composto pode ser formado com a flexão do segundo elemento. Essa regra é comum quando o primeiro elemento é um adjetivo. A seguir, veja um exemplo:

  • Singular: Português-brasileiro. Plural: Português-brasileiros

Nesses casos, o adjetivo mantém no singular, enquanto o segundo é flexionado para o plural.

3) Plural de elementos idênticos

Quando um substantivo composto é formado por elementos idênticos, a regra geral é que apenas um deles é pluralizado, mantendo-se a outra forma inalterada.

Veja um exemplo:

  • Singular: Pé-de-moleque. Plural: Pés-de-moleque

Neste caso, o elemento idêntico mantém-se no singular, enquanto o que pode ser pluralizado é flexionado.

4) Substantivos compostos com preposições

Quando um substantivo composto inclui preposições, a regra geralmente é a flexão do primeiro elemento, mantendo o segundo elemento inalterado.

Veja dois exemplos:

  • Singular: Açoite de vento. Plural: Açoites de vento
  • Singular: Espinho da rosa. Plural:  Espinhos da rosa

Como você deve ter percebido por meio da análise desses exemplos, somente o substantivo que precede a preposição deve ser flexionado para o plural.

5) Plural de substantivos compostos com elementos não flexionáveis

Alguns substantivos compostos possuem elementos que não flexionam, como advérbios ou pronomes. Quando isso acontece, a formação do plural segue regras diferentes. Veja dois exemplos:

  • Singular: Corta-fogo. Plural: Corta-fogos
  • Singular: Cai-d’água. Plural: Cai-d’águas

Como você deve ter percebido por meio da análise dos exemplos, a regra do plural deve ser adaptada à construção do substantivo composto em questão.

6) Preste atenção: casos especiais

Existem exceções que podem ser relevantes ao se formar o plural de substantivos compostos.

Saiba que alguns compostos possuem formas fixas e podem não seguir exatamente as regras discutidas. A seguir, veja dois exemplos:

Exemplo 1: Corta-vento

Esse substantivo também pode ser usado na forma plural em contextos fixos, como “Os corta-ventos são eficazes.”

Exemplo 2: Viva-vozes

A forma fixa mantém o plural mesmo que o primeiro elemento não seja flexionado para o plural.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.