Você sabe quando usar “meio” e “meia”?
Em nosso cotidiano é normal usarmos alguns vocábulos, mas, nas mais diversas situações, acabamos por usar as expressões de maneira errada
Alguns vocábulos da língua portuguesa são bastante utilizados na nossa comunicação. Afinal, o brasileiro tende a ser bem expressivo, tanto em questão de fala como em questão de expressão corporal. Algumas das palavras que mais são usadas, como exemplo, são meia e meio.
Em nosso cotidiano é normal usarmos os vocábulos “meio” e “meia”, mas, nas mais diversas situações, acabamos por usar as expressões de maneira errada. Dessa forma, mostraremos abaixo algumas dicas de português a fim de esclarecer de uma vez por todas, essa dúvida.
Qual é a diferença entre as palavras “meio” e “meia”?
A diferença entre as palavras “meio” e “meia” refere-se à classe gramatical, quer dizer, à função que exerce na frase. O vocábulo “meio” pode ser usado de quatro maneiras diferentes:
- Adjetivo – Possui a função de mudar o substantivo, acrescentando uma quantidade, qualidade ou extensão.
- Numeral – Pode servir como número inteiro ou mesmo fracionado.
- Advérbio – Possui a função de modificar um verbo, uma frase, outro advérbio ou um adjetivo, acrescentando tempo, modo, intensidade, qualidade e etc.
- Substantivo – É a palavra que designa ou nomeia objetos e seres.
Assim, o vocábulo meio tende a ser invariável ou variável, podendo, em certos casos, sofrer a flexão para plural (meias e meios) ou feminino (meia). Isso quer dizer que tanto o vocábulo meio como a variação meia estão corretos, dependendo exclusivamente do contexto.
Quando usar as palavras “meio” e “meia”?
Agora, vejamos a aplicação correta das quatro maneiras de usar os termos “meio” e “meia”:
Palavra invariável
Quando o termo “meio” é um advérbio, ele é invariável, permanecendo igual se frase estiver no gênero masculino ou no gênero feminino. Exemplo:
- Ele está meio atrasado hoje.
- Ela está meio atrasada hoje.
Para se ter a certeza de que o vocábulo “meio” é um advérbio, basta substituir pelo termo “um pouco” ou “mais ou menos”, pois eles são invariáveis também. Exemplo:
- Ele está um pouco atrasado hoje.
- Ele está mais ou menos atrasado hoje.
Nessa situação, a flexão para o masculino, como “estou meia atrasada”, não é correta.
Palavra variável
Se o vocábulo “meio” for numeral fracionário ou adjetivo, ele é variável, assim, concordando com o gênero e o número do substantivo. Exemplo:
- Ela comprou meio melão no supermercado.
- Ela disse somente meias verdades para o namorado.
Se tiver dúvidas, dá para substituir o vocábulo “meio” pelos termos “metade” (masculino) ou “metade de uma” (feminino). Exemplo:
- Compramos metade de um melão no supermercado.
- Bebemos metade da xícara de café logo pela manhã.
Substantivo masculino
O vocábulo “meio” pode ser substantivo masculino também. Nessa situação, ele se refere ao círculo social, principalmente, ao habitat natural dos seres vivos, uma maneira de agir ou mesmo algo que se usa para atingir objetivos. Exemplo:
- A cidade grande não é o meio do urso.
- O melhor meio de alcançar seus objetivos é estudando.
Substantivo feminino
Finalmente, o vocábulo “meio” é também um substantivo feminino servindo para se nomear peças de roupa, pontos de crochê ou mesmo a forma reduzida de certos termos. Exemplo:
- Ele comprou dez pares de meias novas.
- Idosos pagam meia-entrada nos cinemas.