“Vou ao médico” ou “vou no médico”? Descubra qual está errado!
Não erre mais!
A língua portuguesa possui uma série de regras, o que pode ser um verdadeiro desafio para os brasileiros. Quem, por exemplo, nunca ficou em dúvida se o correto é dizer “vou ao médico” ou “vou no médico”? Bem, saiba que essa é uma dúvida muito comum, pois a única diferença entre as duas expressões é o uso das preposições.
Mas, entender a diferença entre essas duas expressões é fundamental para evitar erros em questões de português de provas variadas, como os concursos, os vestibulares e o ENEM.
Além disso, você também deve usar o verbo “ir” da maneira correta para escrever uma redação de qualidade nas principais provas do país
Dessa maneira, para turbinar os seus estudos, separamos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões “vou ao médico” e “vou no médico”. Vamos conferir!
A regência do verbo “ir”
Em primeiro lugar, devemos considerar a regência do verbo “ir”. Tenha em mente que “assistir” é um verbo que pode indica o movimento em direção a um lugar ou uma pessoa e, dessa maneira, requer uma preposição para indicar o destino.
No caso do verbo “ir”, a preposição que deve ser usada é “a”. Quando combinada com o artigo definido, ela forma as expressões “ao” (palavras masculinas) e “à” (palavras femininas).
Dessa maneira, quando queremos expressar um deslocamento para um local específico, devemos usar a forma “ao” ou “à”, conforme o gênero do substantivo da frase. No caso da consulta com o médico, que é um substantivo masculino, o correto é usar “ao”.
“Vou ao médico” é a expressão correta
Dessa maneira, podemos dizer que a expressão correta é “vou ao médico”, uma vez que ela segue as regras de regência do verbo “ir”. Nessa expressão, “ao” é a combinação da preposição “a” com o artigo definido “o” (referente a “médico”), formando a locução correta para indicar o destino em questão.
Ainda está com alguma dúvida? Confira um exemplo:
- Eu vou ao médico para fazer um exame de rotina.
Nesse exemplo, a expressão “vou ao médico” indica que o sujeito da frase está se dirigindo para a consulta com um profissional de saúde. Nesse caso, as regras de regência verbal estão sendo usadas de maneira adequada.
A expressão “vou no médico”
Apesar de ser frequentemente usada pelos brasileiros, a expressão “vou no médico” está incorreta. Isso ocorre devido ao uso da preposição “em”, que é inadequada para o contexto de deslocamento. Tenha em mente que a preposição “em” é usada para indicar localização, mas não pode expressar um destino.
Veja um erro comum:
- Vou no médico para discutir o novo remédio.
Nesse exemplo, a construção “no médico” está errada, pois a forma correta é “vou ao médico”, como mencionamos.
Erros frequentes
Muitos falantes cometem erros ao usar preposições inadequadas com o verbo “ir”. A seguir, confira alguns dos erros mais comuns envolvendo as expressões analisadas:
Erro 1:
- Incorreto: Vou em médico para uma consulta.
- Correto: Vou ao médico para uma consulta.
Nesse exemplo, a preposição “em” está sendo usado de forma incorreta, uma vez que ela não está indicando o destino do movimento realizado pelo sujeito da frase.
Nesse caso, a forma correta é “ao”, pois queremos indicar que se está indo para um local específico, como o consultório do médico.
Erro 2:
- Incorreto: Vou no consultório do dentista hoje.
- Correto: Vou ao consultório do dentista hoje.
Nesse caso, a preposição “no” também está sendo usada de forma incorreta, uma vez que a expressão correta para indicar destino é “ao consultório”.
Erro 3:
- Incorreto: Vou no hotel perto da praia.
- Correto: Vou ao hotel perto da praia.
No exemplo que apresentamos, o correto seria usar a preposição “ao”, pois queremos indicar que o sujeito está se dirigindo a um lugar (o hotel, no caso).